Diversão garantida na programação do Espaço do Conhecimento UFMG

Pequenos poderão participar de oficinas, brincadeiras, contação de histórias e passeios guiados pela exposição; participação é gratuita

Caça ao tesouro, viagem pelos oceanos, criação de personagens e um mergulho na cultura africana. Na Semana das Crianças, os pequenos vão desbravar mundos desconhecidos no Espaço do Conhecimento UFMG, onde a diversão é garantida entre os dias 10 e 15 de outubro. A programação especial terá oficinas, contações de histórias, brincadeiras e passeios pela exposição. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Nesta terça-feira, dia 10, as crianças estão convocadas para desbravar o mar na atividade Diário de Bordo: História dos Navegantes. Às 11h, os visitantes embarcam em uma viagem pelas grandes navegações, quando o ser humano decidiu explorar os mistérios do além-mar. A contação de histórias retoma lendas de aventuras dos marinheiros, que incluíam monstros marinhos, tempestades e naufrágios.

Na quarta-feira, dia 11, é vez de as crianças se aventurarem na ciência. Às 14h, a oficina Brincando de Ser Cientista desafia os pequenos a descobrir qual objeto está dentro de uma caixa sem poder abri-la, usando apenas os sentidos e a intuição. Elas serão orientadas a aplicar alguns métodos científicos, como criar argumentos e hipóteses. A atividade ocorre, também, na quinta-feira e no sábado, às 11h.

Ainda na quarta-feira, às 15h, na atividade Perdidos na Ilha do Conhecimento, a exposição de longa duração do museu, Demasiado Humano, será o palco de uma caça ao tesouro. Fantasiados e carregando lupas e mapas, os participantes vão descobrir os instrumentos de sobrevivência, registro e rastro de outras culturas.

Um convite à criatividade

No Dia das Crianças, 12 de outubro, a Oficina Arte: Colagem estimula os pequenos a criarem sua própria obra de arte com pedaços de revistas, jornais e livros. A partir das 15h, não vai existir certo ou errado: a ordem na atividade, que tem classificação livre, é deixar a criatividades solta. No dia seguinte, a arte continua pauta no Espaço. Às 14h, acontece o Jogos e Brincadeiras Teatrais, um convite para as crianças deixarem a timidez de lado e se divertirem com técnicas teatrais, permitindo que a imaginação voe longe.

O mundo contado pelas diferentes cultura

Já no sábado, dia 14, à 15h, a cultura africana é o centro da atividade Cosmogonia Yorubá e Outras Histórias. Na exposição Demasiado Humano, os visitantes serão apresentados à narrativa do povo Yorubá, que habitava a região da Nigéria, sobre o surgimento do mundo e do ser humano. Segundo a tradição, uma galinha ajudou a espalhar a terra primordial do planeta, fruto de uma missão dada por um grande orixá aos seus filhos. Na atividade, outras visões do nascimento do universo serão abordadas, como a Maia, a Maxacali, a Judaico-Cristã e a Grega. A classificação indicativa é livre.

Um passeio diferente

A Semana das Crianças será encerrada com um passeio diferente pela exposição Demasiado Humano. No domingo, dia 15, os mediadores e o público batem um papo sobre origem do universo, surgimento da vida na Terra e vários outros assuntos abordados pela mostra. A Mediação Coletiva começa às 15h e tem classificação livre.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Brincando de Ser Cientista

www.espacodoconhecimento.org.br

Diversão garantida na programação do Espaço do Conhecimento UFMG

De 10 a 15 de outubro de 2017