Diverso UFMG realiza evento sobre denúncias contra violência por LGBTfobia

O Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero – Diverso UFMG promove, no dia 14 de maio, às 18h30, o Seminário Denúncias contra violência por LGBTfobia: ações e omissões do Estado. O evento é aberto ao público e acontecerá na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG, que fica na Av. João Pinheiro, nº 100, Centro de Belo Horizonte. Não é necessária inscrição prévia. Mais informações na página do evento no Facebook.

O Seminário tratará dos encaminhamentos institucionais de casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O debate envolverá mapeamentos de casos de violência no Brasil, militância e ativismo nas denúncias de discriminação e violência, acolhimentos na sociedade civil e no Estado, bem como as ações (e omissões) das autoridades públicas na temática da violência LGBTfóbica. A ideia é promover uma compreensão do fluxo institucional de encaminhamento dos casos, em suas possibilidades, limitações, falhas e potencialidades.

Sobre os participantes

Daniel França Alves, administrador público, funcionário do Observatório de Segurança Pública Cidadã da Secretaria do Estado e Segurança Pública (SESP/OSPC) e coordenador da Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Fobias Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero (CEPEF).

Danúbia Quadros, formada em Direito, pós-graduada em Ciências Criminais e Doutoranda em Direito Público pela Universidade Nacional Lomans de Zamora na Argentina.  Delegada chefe da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEMID). Já atuou como Delegada em Itabira na Delegacia de Mulheres, Crimes sexuais, Menores, Idosos e Crimes contra o patrimônio e Delegada Adida da Corregedoria e Delegacia de Trânsito.

Duda Salabert, militante e atuante das causas sociais, professora há 18 anos, e uma das idealizadoras da ONG Transvest, projeto artístico-pedagógico que trabalha para combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneros na sociedade.

Sayonara Nogueira, professora de Geografia especializada nas áreas de Educação Inclusiva e Coordenação Pedagógica, administradora do Observatório Trans, site que registra dados estatísticos acerca da violência contra pessoas trans e travestis, e vice-presidente do Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE), projeto que tem como foco o monitoramento e denúncia de situações de transfobia no ambiente escolar.

A mediação será feita pelo professor Marcelo Maciel Ramos, da Faculdade de Direito da UFMG, e coordenador do Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Diverso UFMG realiza evento sobre denúncias contra violência por LGBTfobia

Dia 14 de maio de 2018