Docentes da UFMG vão ministrar 11 conferências na reunião da SBPC

Cerca de 60 docentes e pesquisadores da UFMG vão participar como conferencistas, palestrantes, debatedores ou coordenadores de mesas na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Maior evento científico da América Latina e com programação aberta ao público, a expectativa é receber, no campus Pampulha, cerca de 10 mil pessoas por dia – do Brasil e do exterior – de diversas áreas do conhecimento. A reunião integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de setembro deste ano.

Os docentes da UFMG vão contribuir com grande diversidade de temas, entre os quais, saúde, tecnologia, biodiversidade, gênero, ética na pesquisa e formação de recursos humanos.

Além dos que vão atuar como palestrantes e mediadores, 11 pesquisadores da Universidade irão proferir conferências, quatro das quais no dia 17: João Pinto Furtado, do Departamento de História, vai abordar A Inconfidência Mineira, no Auditório A 102 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2); Robson Augusto Souza dos Santos, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, discutirá Inovação farmacêutica: da ideia ao produto na Sala C 307 do CAD 2; Antônio Carlos Pedrosa-Soares, do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa, do Instituto de Geociências, abordará A contribuição da UFMG para a cartografia geológica de Minas Gerais e Espírito Santo: desdobramentos científicos, na Sala B 412 do CAD2; Marco Aurélio Máximo Prado, do Departamento de Psicologia, ministrará a conferência Psicologia e democracia: subjetivações políticas em questão, na Sala B 404 do CAD 2.

No dia 18, Bernardo Nunes Borges de Lima, do Departamento de Matemática, fará a conferência Cara ou coroa? Dos jogos de azar aos desafios da probabilidade contemporânea – os 300 anos de Ars Conjectandi, na Sala B 404 do CAD 2.

O pró-reitor de Pesquisa da UFMG e professor do Departamento de Física, Ado Jório de Vasconcelos, abordará, no dia 19, Um modelo para o desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil, na Sala B 304 do CAD 2.

No dia seguinte, haverá três conferências de professores da UFMG: Carlos Alberto Lombardi Filgueiras, do Departamento de Química, discorrerá sobre A História da Química no Brasil, na Sala B 304 do CAD 2; Marcelo Henrique Mamede Lewer, do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina, tratará de Imagem molecular na inovação da medicina personalizada, na Sala B 412 do CAD 2; José Francisco Soares, do Departamento de Ciências Aplicadas a Educação, discutirá o tema Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental, no Auditório A 104 do CAD 2.

Ex-ministro de Ciência e Tecnologia, reitor da UFMG no período 2010-2014 e professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas, Clélio Campolina Diniz fará, no dia 21, a conferência Desnacionalização e desindustrialização: desafios e imperativos para a ciência e a tecnologia brasileiras, no Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas. No mesmo dia, Rossimiriam Pereira de Freitas, professora do Departamento de Química, discutirá o tema Biomassas brasileiras: desenvolvimento de projetos sustentáveis, na Sala B 304 do CAD 2.

Todas as conferências serão realizadas às 10h30, algumas das quais no âmbito de eventos específicos que compõem a programação da 69ª Reunião, disponível no site oficial do evento, a exemplo da SBPC Inovação, e em atividades propostas por sociedades científicas como a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Docentes da UFMG vão ministrar 11 conferências na reunião da SBPC