Domingo no Campus UFMG oferece atividades recreativas para população de Montes Claros

O evento, que acontece em 6 de maio no Instituto de Ciências Agrárias; é gratuito e aberto ao público

Protetor solar, roupas confortáveis e muita disposição. A população de Montes Claros já pode se preparar, pois terá oportunidade de conhecer o campus da UFMG em Montes Claros a partir de um ponto de vista diferenciado. No dia 6 de maio, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) abre suas portas a toda a população para uma série de atividades recreativas, culturais e esportivas. Será a primeira edição do Domingo no Campus no município. O evento acontece das 8h às 12h, é gratuito, aberto ao público e oferece atrações para diferentes faixas etárias.

O Domingo no Campus já está em sua 11ª edição em Belo Horizonte, onde acontece três vezes ao ano. A partir de 2018, será integrado ao calendário de eventos do Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros. É realizado pelas pró-reitorias da UFMG: de Extensão (Proex), de Assuntos Estudantis e de Administração (Prae); além da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. A programação completa pode ser consultada em nosso site ou na página do evento no Facebook.

Durante uma manhã, o público poderá movimentar o corpo nas oficinas de forró, yoga e patins. Também poderá aprender mais sobre cultivo de plantas dentro de casa e aprender como produzir bolsas com materiais recicláveis. Outras atividades vão apresentar culturas estrangeiras e propor uma interação entre os participantes com o tema da inclusão e acessibilidade, com oficina que simula como vivem pessoas que necessitam de acessibilidade. Além disso, a programação também oferece atrações para as crianças, que vão se divertir com brincadeiras de rua e histórias sobre a natureza.

De acordo com Paulo Sérgio Nascimento, professor do ICA e pró-reitor Adjunto de Extensão da UFMG, a proposta do evento é desenvolver diversas atividades, de forma que a população veja a UFMG não só como um espaço de desenvolvimento de atividades acadêmicas, mas também de promoção de lazer, esporte e cultura. “Essa é a 1ª edição do evento aqui no ICA, e coincide com os 50 anos de presença da UFMG em Montes Claros. É uma oportunidade para a sociedade se apropriar do campus, desenvolver diversas atividades e se aproximar mais da universidade”, comentou o professor.

Treze oficinas serão realizadas por professores, técnico-administrativos e estudantes do ICA. A expectativa é que o evento se torne regular, acontecendo anualmente. A professora do ICA, Claudia Regina Vieira, presidente da comissão organizadora do evento, explica que as oficinas propõem atividades recreativas e também de conscientização. “Será um aprendizado por meio de vivências, com oficinas que atenderão diferentes públicos, desde crianças até os animais de estimação. Uma das oficinas, por exemplo, integra a criança em relação à conservação da natureza, resgatando brincadeiras que hoje as crianças não estão tão acostumadas”, relatou Claudia.

A programação está dividida em seis diferentes espaços, caracterizados pelo tipo de atividade: Corpo em Movimento, Cuidando do seu Pet, Saúde e Natureza, Conhecendo as Diferenças, Cultura e Entretenimento e Brincadeiras de Criança. “Esperamos que as famílias venham para o campus da UFMG para se divertirem, aproveitarem, tragam seus familiares desde as crianças até às vovós para se divertirem, relaxarem e aproveitarem este espaço bonito e bem arborizado”, completou a professora Cláudia.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

www.ica.ufmg.br

Serviço