Domingo no Campus UFMG promove cerca de 40 atividades para a comunidade de Belo Horizonte

Evento, no dia 17 de setembro, terá ginástica, caminhada, dança, feira de adoção de animais, jogos, brincadeiras, oficinas, entre outras atrações

A UFMG volta a reunir a comunidade, no campus Pampulha, para o Domingo no Campus. A terceira edição de 2023 do evento vai ocorrer no dia 17 de setembro, a partir das 9h. Serão oferecidas cerca de 40 atrações de lazer, esporte, arte e cultura.

Todas as atividades serão gratuitas e realizadas ao ar livre, em diversos pontos do campus, como o bosque da Escola de Música, a Avenida Mendes Pimentel, a Praça de Serviços e as imediações da Reitoria.

A programação terá atrações para todos os gostos: oficinas, jogos, brincadeiras, esgrima, caminhada, yoga, apresentações musicais, feira agroecológica, feira de adoção de animais, entre outras.

Nesta edição - a 21ª do evento -, parte das atividades foram preparadas para receber participantes da comunidade PCD (Pessoas com Deficiência).

Piquenique, dança e relaxamento

Organizado pelo Núcleo de Apoio Social do Pró-imigrantes e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, o Piquenique Intercultural convida para uma manhã de socialização, comida e trocas no gramado.

O projeto Tô de boa, tô no campus vai oferecer atividades de lazer para crianças e adolescentes, como brincadeiras, dança, música e esportes. Já o Piquenique musical do Grupo Bambulha promete um repertório diversificado e animado destinado às crianças e às famílias.

Domingo no Campus vai também entrar no clima do K-pop, o gênero musical sul-coreano que caiu nas graças dos brasileiros. A atividade K-pop na UFMG: Random Play Dance e Aula de Dança será a oportunidade perfeita para os amantes do gênero e os novos fãs conhecerem mais sobre o estilo.

Para quem quer relaxamento e conexão com a natureza, o evento terá as atividades Pausa para um Respiro: respiração, meditação e mindfulness e Kundalini Yoga no Campus (ambas no gramado, entre Rua a Prof. Eduardo M. Guimarães e o caminho de pedestres).

Atividades para todas as idades

Domingo no Campus é conhecido também por ter atividades para todas as idades e, dessa vez, não será diferente. Assim como na edição anterior, o Programa Envelhecimento Ativo vai reunir a comunidade em frente à Reitoria para atividades de ginástica e dança e oficina de memória.

O estande Tem ciência nos museus? terá lugar em frente à Faculdade de Ciências Econômicas (Face), onde o público poderá conhecer alguns museus da UFMG e refletir sobre o papel da ciência na promoção da saúde a partir dos acervos universitários.

O Domingo no Campus vai ser também palco da comemoração de aniversário da Rádio UFMG Educativa. A atividade Aniversário 18 anos Rádio UFMG Educativa: o show contará com programação especial da emissora dedicada à cobertura das atividades do evento.

A programação completa do Domingo no Campus está disponível no site e redes sociais da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFMG) e Facebook do evento.

Acesso ao campus

O acesso por veículos particulares ao campus Pampulha poderá ocorrer por meio das portarias da Avenida Antônio Carlos e Abrahão Caram. É permitido estacionar livremente em locais que não receberão atividades do evento.

Perto dali, estará instalada a Tenda da Saúde, promovida por professores e alunos da Escola de Enfermagem e vinculada ao projeto de extensão Telenfermagem: conversando sobre a saúde.

O Programa de Educação Ambiental Estação Ecológica organizará a atividade Aprendendo a preservar o Cerrado por meio de oficinas educativas do PROECO, que vai abordar fauna e flora do cerrado de forma lúdica e divertida.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG