Doutorando da UFMG lança livro sobre relações entre transporte urbano e movimentos sociais

Obra, que será lançada neste sábado, é fruto de trabalho de mestrado no IGC, que reflete sobre os desafios de se construir um sistema controlado

As relações sociais e econômicas envolvidas na necessidade de deslocamento nas cidades brasileiras são cada vez mais complexas, e o transporte urbano revela facetas tanto da produção do espaço quanto das relações capitalistas no Brasil. O livro O ônibus, a cidade e a luta, de André Veloso, mestre em geografia pela UFMG, discute a relação entre transporte urbano, produção do espaço e mobilização popular e trata das características dos principais movimentos populares sobre transportes que marcaram a urbanização brasileira.

A obra, produzida pela Impressões de Minas Editora, será lançada neste sábado, dia 16, das 13h às 17h, no Agosto Butiquim (Rua Esmeralda, 298, Prado, Belo Horizonte). Mais informações pelo e-mail contato@impressoesdeminas.com.br ou pelo telefone (31) 3492-2383.

Durante o evento, que vai integrar a quarta edição da Feira Textura, haverá bate-papo com o autor e com Lúcio Gregori, ex-secretário de Transportes da capital paulista, idealizador da proposta da tarifa zero, destinada a democratizar o acesso ao transporte coletivo. O ônibus, a cidade e a luta tem 428 páginas e preço de capa de R$ 40.

André Veloso, que localiza seu estudo em São Paulo e Belo Horizonte, resgata o debate acadêmico sobre transporte público e a questão urbana brasileira e caracteriza a trajetória do setor a partir da perspectiva marxiana de reprodução ampliada do capital. Ele também analisa os movimentos recentes pelo transporte, com ênfase no Tarifa Zero BH, de 2013 a 2015. O objetivo, segundo o autor, “é contribuir na discussão das perspectivas e desafios da construção de um sistema de transporte urbano verdadeiramente controlado pela população, que possibilite a criação de relações livres e justas na cidade”.

Em texto de orelha para a edição de O ônibus, a cidade e a luta, a professora Rita Velloso, vice-diretora da Escola de Arquitetura da UFMG, classifica o livro como narrativa rigorosa sobre o transporte coletivo urbano no Brasil e afirma que ele “alcança uma reflexão aguda sobre oferta e demanda desse serviço essencial”. Ainda segundo ela, uma das principais qualidades da obra é a discussão sobre a mobilização das populações urbanas em torno da reivindicação por políticas urbanas socialmente justas. O autor mostra em detalhes, segundo Rita Velloso, “os modos de organização daqueles grupos sociais que se dispõem à luta, a temporalidade e a repercussão espacial das disputas e, afinal, o horizonte da mudança para um sistema vital aos diversos setores da sociedade – em que não se trata, a rigor, apenas de ser transportado, mas de conceber a própria vida em termos de mobilidade e fluxos”.

O autor

O livro é resultado de dissertação de mestrado intitulada O ônibus, a cidade e a luta: a trajetória capitalista do transporte urbano e as mobilizações populares na produção do espaço, apresentada no Instituto de Geociências da UFMG (IGC), em 2015. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado em Economia, na UFMG, sobre a história do transporte coletivo no Brasil, sob a orientação de Marcelo Magalhães Godoy.

Graduado em Ciências Econômicas, também na UFMG, André Veloso atua na área de planejamento urbano e em áreas ligadas à mobilidade urbana e sua efetivação como direito social. É ativista das lutas ligadas ao transporte há mais de dez anos e participa do ‘Movimento Tarifa Zero BH’ desde 2013 – foi um dos seus fundadores. Participa de fóruns regionais e municipais de discussão da mobilidade, como o Observatório e o Conselho de Mobilidade Urbana de BH. Juntamente com o ‘Tarifa Zero BH’, tem-se aproximado da luta pela ampliação de um sistema de linhas populares de ônibus em vilas e favelas.

Agência de Notícias UFMG

Com informações da Assessoria da Impressões de Minas Editora