EBA UFMG recebe Luciana Pinheiro Ventre para palestra

Acontecerá, no dia 13 de junho, às 9h, no auditório da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, palestra interativa, seguida de lançamento do livro As cores da Alma - A vida de Hilma af Klint. O evento é voltado para terapeutas, médicos, estudiosos, estudantes e público em geral interessado no tema. A palestra será proferida por Luciana Pinheiro Ventre. A entrada é franca e a EBA UFMG fica no campus Pampulha.

Conforme material de divulgação, “Hilma af Klint cartografou o invisível, deu a ele forma, cor e luz. A vida de Hilma e seu processo criativo envolvem temas da ordem da ciência espiritual, da alquimia e da geometria, além da visão histórica da complexa virada do século XIX para o século XX. A artista vivenciou duas grandes guerras, testemunhou revoluções na arte e na ciência e, em 1944, deixou em seu testamento o pedido de que sua obra só fosse revelada vinte anos após sua morte. É uma oportunidade, setenta e cinco anos após sua morte, para o público brasileiro conhecer o legado desta misteriosa personalidade, que tardiamente ocupa seu lugar na história da arte, com uma obra além de bela, intrigante.”

O livro As cores da alma - a vida de Hilma af Klint, de autoria de Luciana Ventre, é a primeira biografia da artista escrita no Brasil e procura mostrar a personalidade de Hilma como síntese de suas experiências e existência, sem reduzir a incontestável força de sua arte a apenas uma de suas esferas. Assim, o leitor poderá tomar conhecimento desde a infância de Hilma, a sua aproximação com movimentos espiritualistas na virada do século. Sua formação como pintora de paisagens e retratos a formação de seu grupo de espiritualista feminino De Fem, ao encontro com Rudolf Steiner, entre outras passagens de sua vida.

Luciana Pinheiro Ventre é artista plástica, terapeuta biográfica e arte educadora. Como terapeuta biográfica e pesquisadora, aprofundou-se na biografia do escritor alemão Goethe e na sua “Teoria das Cores”. Estuda e trabalha com pintura meditativa e como terapeuta em processos de desenvolvimento pessoal e profissional através da metodologia biográfica aliada a arte, há mais de 25 anos. É docente em formações nas áreas da pedagogia, saúde e educação. Após dez anos de pesquisa, publica o primeiro livro em língua portuguesa sobre a vida e a obra de Hilma af Klint.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Escola de Belas Artes da UFMG

www.eba.ufmg.br

EBA UFMG recebe Luciana Pinheiro Ventre para palestra