Economia Política dos Desastres: rompimento de barragens e desenvolvimento serão debatidos em palestra na UFMG

O atual modelo econômico brasileiro e os grandes desastres, como os de Mariana e Brumadinho, serão debatidos na palestra Economia Política dos Desastres, no dia 12 de setembro, às 19h, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, campus Pampulha. O encontro terá como convidado Carlos Bernardo Vainer, sociólogo, economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gratuito e aberto ao público, o evento é uma iniciativa do programa Participa UFMG. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 setembro. Haverá emissão de certificados para os participantes.

Vainer é referência em estudos que correlacionam a economia e a produção de desastres. Ele integra o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ, também lidera o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN), dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Socioambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional de Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual.

Participa UFMG

Formado por professores, servidores e estudantes de todas as áreas da Universidade, o Participa UFMG é um programa da Pró-reitoria de Extensão que articula e organiza iniciativas destinadas a realizar ações voltadas ao apoio às populações de Mariana e Brumadinho atingidas pelo rompimento das barragens em 2015 e em 2019, respectivamente.

Entre os principais objetivos estão a estruturação de grupos de trabalho para ações de médio e longo prazo e a construção de uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre a UFMG e instituições, coletivos, movimentos sociais e outros atores da sociedade.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Palestra: A Economia Política dos Desastres

19h