Edgar Kanaykõ Xakriabá, atuante da etnofotografia, participa de podcast do Centro Cultural UFMG

Documento formulado pelo NAI indica demandas cujo atendimento contribuirá para que os alunos participem das atividades em condições de igualdade

O décimo segundo episódio do Corredor Cultural 174 Podcast, produzido pelo Centro Cultural UFMG, traz um bate-papo com o antropólogo e fotógrafo indígena Edgar Kanaykõ Xakriabá, indicado ao Prêmio PIPA 2023, relevante premiação brasileira de artes visuais. Por suas lentes, a fotografia torna-se uma nova ‘ferramenta de luta’, possibilitando ao espectador um olhar distinto para os povos originários. Suas obras revelam as manifestações do movimento indígena no país, a comunidade da qual faz parte e outras tribos.

No podcast, Edgar explica o que é etnofotografia, “que na verdade é um termo emprestado, digamos assim, da antropologia, que tem como ferramenta principal a etnografia”, diz. “Por isso, surge na antropologia visual um campo do conhecimento que é a etnofotografia, ou seja, um meio de registrar a vida e aspecto da cultura de um povo, como podemos entender a realidade de um povo, de uma cultura, a partir da imagem fotográfica”, esclarece.

Kanaykõ conta que integrou a primeira turma (2009) da Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade de Educação da UFMG (FaE), curso específico para os educadores indígenas, que tem como referência a interculturalidade e o multilinguismo, considerando as várias formas de uso da língua pelas comunidades indígenas, a especificidade de cada população indígena e a relação entre conhecimento tradicional indígena e conhecimento acadêmico.

Edgar teve a oportunidade de entrar no mestrado em Antropologia pela UFMG, curso que, como o anterior, também surgiu no âmbito do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Nesse contexto, ele afirma a importância de garantir o acesso e permanência de seu povo nas universidades e de programas de governo voltados para as minorias.

“A gente percebe que a universidade é um espaço majoritariamente ocupado por brancos. Ocupar, não só no sentido da presença e dos corpos diversos, mas no sentido de que o conhecimento é predominantemente ocidental. Então, quando se tem a presença de povos indígenas, a gente tenta romper, também, a própria estrutura da universidade e isso é importante para que haja esse diálogo entre conhecimento tradicional e científico”.

Autor da exposição marco a n c e s t r a l, em exibição no Centro Cultural UFMG até 20 de agosto pela programação do 55º Festival de Inverno UFMG, Kanaykõ diz que o país vive uma virada no jogo político. “Tivemos, anteriormente, um governo que era totalmente contra a diversidade de povos e de conhecimento, que vinha atacando várias esferas da cultura. Neste momento, estamos retomando e ressurgindo a partir da importância da cultura para o Brasil e não dá para falar de ‘Emergências e Insurgências’ (tema do festival) sem falar da resistência dos povos indígenas”.

Ouça o podcast na íntegra e saiba mais sobre sua luta, principal referência no trabalho que desenvolve: https://bit.ly/3DRPa8J

Acompanhe o Edgar Kanaykõ Xakriabá no Instagram.

Corredor Cultural 174 Podcast

O podcast é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conversas com artistas, músicos, escritores, cineastas, agentes culturais e demais pessoas que pensam, respiram e produzem cultura. “Corredor”, pelo fato do Centro Cultural UFMG estar situado no corredor cultural Praça da Estação e também no sentido de espaço de passagem, onde transitam ideias, movimentos e expressões artísticas em Belo Horizonte. “Cultural”, pois a temática será sempre cultura e “174” é o número de localização da instituição na Avenida Santos Dumont.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG