Editora UFMG lança livro Letramentos Visuais e formação de professores de línguas

A Editora UFMG promove no próximo sábado, 5 de outubro, o lançamento do livro Letramentos Visuais e formação de professores de línguas, organizado pela professora da UFMG Andréa Machado de Almeida Mattos e pelo professor da USP Daniel de Mello Ferraz. O evento ocorrerá das 11h às 14h, na Quixote Livraria e Café, em Belo Horizonte (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi). A obra aborda temas centrais na educação linguística crítica e é voltada para educadores, graduandos e pós-graduandos da área.

Letramentos visuais e educação linguística crítica

O livro está inserido no contexto da educação linguística crítica e explora os novos letramentos, multiletramentos e letramentos críticos. Ele apresenta teorias e práticas que abordam questões contemporâneas como letramentos raciais, de gênero e transletramentos. O objetivo é fornecer ferramentas práticas para a formação de professores de línguas, alinhadas às demandas atuais da sociedade e das tecnologias digitais.

A obra foi desenvolvida a partir de práticas pedagógicas da disciplina Seminário de Tópicos Variáveis em Linguística Aplicada: Letramentos Visuais, ministrada no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. De acordo com os autores, a disciplina demonstrou que as pedagogias digitais podem ser eficazes quando baseadas em epistemologias de uma Educação Crítica, colaborativa, afetiva e horizontalizada.

Colaboração acadêmica e formação de professores

A obra é fruto de uma colaboração entre os professores Andréa Machado de Almeida Mattos e Daniel de Mello Ferraz, ambos pesquisadores com grande experiência na área de linguística aplicada e letramentos. Andréa Machado é professora associada da UFMG e coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (NECLLE/UFMG). Já Daniel Ferraz, professor da USP, coordena o Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE) e o Projeto Nacional de Letramentos.

O livro também conta com a participação da professora da University of Missouri, Míriam Lúcia dos Santos Jorge, que destaca na quarta capa da obra: “Sua leitura abre espaços para novas aprendizagens e estimula a geração de pesquisas e práticas que representam olhares mais atuais aos usos sociais da leitura e da escrita em um mundo moldado pela convergência tecnológica e multimodalidade”.

Lançamento no coração de Belo Horizonte

A Quixote Livraria e Café, localizada no tradicional bairro Savassi, será o cenário do lançamento, oferecendo uma oportunidade para que educadores, estudantes e interessados na área de linguística e letramentos visuais possam discutir e compartilhar conhecimentos. O evento promete atrair um público engajado nas discussões sobre educação crítica e multiletramentos.

Para mais informações sobre o evento e a obra, acompanhe o site da Editora UFMG e as redes sociais da Quixote Livraria e Café.

Ficha técnica:

Letramentos Visuais e formação de professores de línguas

Editora UFMG

Coleção: Linguajar

2024, 274P.

ISBN: 978-65-5858-098-0

Preço de capa: R$70

Serviço:

Lançamento do livro: Letramentos Visuais e formação de professores de línguas

Data: 5 de outubro de 2024 (sábado)

Local: Livraria e Café Quixote

Endereço: rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte