Editora UFMG lança livro sobre as formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues

A obra analisa 'Senhora dos Afogados', 'Álbum de família', 'Anjo negro', 'A falecida' e 'Beijo no asfalto'

No dia 15 setembro, das 18h às 20h, a Editora UFMG lançará o livro Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues, da pesquisadora e professora da Faculdade de Letras da UFMG Elen de Medeiros. O lançamento será  na Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho 274, Savassi, Belo Horizonte). A obra aborda as estruturas de Senhora dos Afogados, Álbum de família, Anjo negro, A falecida e Beijo no asfalto

A autora utiliza a confluência de elementos da tragédia, da comédia e do melodrama, bem como uma noção moderna de trágico, para analisar como Nelson Rodrigues desenvolveu suas peças, consideradas tragédias modernas, que fazem uma leitura da estrutura social brasileira. A hipótese defendida pela autora é de que o trágico rodriguiano é construído na relação intrínseca com os recursos de comédia, baseando-se na subversão das características fundamentais dos gêneros teatrais. O livro tem 249 páginas e custa R$49.

Tragédia moderna

No texto de prefácio, a professora aposentada do Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Vilma Arêas, pontua um achado na interpretação de Elen de Medeiros: “perceber nesse sentimento de trágico imanente a presença de uma certa referência à tragédia moderna pelo sentimento de isolamento dos personagens, marca da modernidade,” explica.

Isso porque, segundo a autora, grande parte dos personagens de Nelson Rodrigues vive em isolamento, seja ele um isolamento individual ou a dois. Porque, para o dramaturgo, a vida a dois é um tipo de vida solitária e triste.

De acordo com Vilma Arêas, a afirmação tem razão de ser, incluindo-se na importância da  pluralidade de formatos e de representações nos gêneros explorados por Nelson Rodrigues. Mesmo apoiando-se nos princípios básicos dos gêneros clássicos, Nelson Rodrigues os inverte e camufla para construir sua própria percepção de tragédia moderna.

Sobre a autora

Elen de Medeiros é professora da área de Literatura e Outras Artes na Faculdade de Letras da UFMG. Tem mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambos sobre a obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e na Université Sorbonne Nouvelle (França) sobre dramaturgia brasileira moderna e contemporânea e teoria do drama, temas de suas investigações mais recentes.

Serviço:

Lançamento do livro Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues
Data: 15 de setembro – quinta-feira
Local: Rua Fernandes Tourinho 274, Savassi, Belo Horizonte
Área: Teatro | Crítica
2022, 1ª Edição, 249 páginas. ISBN: 978-65-5858-079-9
Formato: 20 x 14 x 1,5
Preço: R$49

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

Lançamento do livro 'Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues'

15 de setembro de 2022