Editora UFMG lança livro sobre o papel do ator na produção cinematográfica

Obra do pesquisador Rafael Conde será lançada no dia 31 de agosto

A Editora UFMG lançará, no dia 31 de agosto, o livro O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme, do professor da UFMG Rafael Conde. A obra é baseada na experiência prática do autor na produção de filmes, disciplinas e oficinas sobre o cinema, o trabalho do ator e a linguagem cinematográfica. O lançamento com sessão de autógrafos será às 11h30, na Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi, Belo Horizonte).

Para Rafael Conde, o encontro entre o ator e a câmera é a verdadeira essência do filme, ao contrário do que é comumente ensinado nas escolas de cinema, nas quais roteiro, montagem e autoria entram em disputa pela essência fílmica. Dessa forma, o livro investiga a realização do filme operada pelos modos particulares que cada encenador fragmenta, monta e lida com a repetição e o acúmulo de cenas.

As aproximações e os atritos entre teatro e cinema são abordados por meio de conceitos como presença, rastro e espaço, que lembram a origem híbrida da encenação no filme. Tais conceitos servem para testar o ator como elo principal dessas duas práticas. O livro tem prefácio da diretora e atriz Yara de Novaes.

Sobre o autor
Rafael Conde é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Entre os trabalhos como diretor, destacam-se os filmes: Uakti: oficina instrumental, A hora vagabunda, Françoise, Samba-canção, Rua da amargura, A chuva nos telhados antigos e Fronteira, premiados e exibidos no Brasil e no exterior. Mais sobre Rafael Conde em: vimeo.com/rafaelconde.

O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme
Autor: Rafael Conde
Editora UFMG
Coleção: Artes Cênicas