Editora UFMG lança tradução do livro de ambientalista americano no Espaço do Conhecimento

Estudos do pesquisador Aldo Leopold sobre conservação e preservação influenciaram as práticas ambientais e a legislação no Brasil

No próximo sábado, dia 21 de setembro, a Editora UFMG e o Espaço do Conhecimento realizarão o lançamento do livro Almanaque de um condado arenoso e alguns ensaios sobre outros lugares, do pesquisador americano Aldo Leopold. Gratuito e aberto ao público, o evento começará às 10h30, na cafeteria do museu, com a exibição do documentário Green Fire: Aldo Leopold and a land Ethic for our time, seguida por sessão de autógrafos. O endereço é Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte.

Publicado pela primeira vez em 1949, o livro do ambientalista americano ganhou a sua primeira tradução no Brasil. O exemplar, que tem influenciado leitores em todo mundo, já foi traduzido em 12 países e contabiliza 3 milhões de cópias vendidas. Aldo Leopold é ainda pouco conhecido dos brasileiros, mas seus estudos sobre conservação e preservação do meio ambiente influenciaram as práticas ambientais e a legislação de vários países, entre eles o Brasil.

Aldo Leopold escreve sobre sua experiência ao longo de 40 anos de carreira como profissional da engenharia florestal, da ecologia da vida silvestre, com trabalho no planejamento do uso do solo para o governo americano. Como professor universitário, lecionou Manejo de Fauna na Universidade de Wisconsin-Madison e emergiu como um dos principais líderes entre os defensores da preservação das áreas selvagens e do uso racional dos recursos naturais.

Serviço

Lançamento do livro: Almanaque de um condado arenoso e alguns ensaios sobre outros lugares, de Aldo Leopold

Data: 21 de setembro

Horário: 10h30