Editora UFMG tem três livros indicados no 6º Prêmio ABEU 2020

A Editora UFMG recebeu primeiro lugar em duas categorias do 6º Prêmio ABEU 2020. O evento foi transmitido na última semana pelo canal da associação no YouTube. Receberam o primeiro lugar os livros Do Engenho à mesa: cultura material e indústria rural na agricultura familiar do Jequitinhonha mineiro, de Eduardo Magalhães Ribeiro, na categoria Ciências da Natureza e, na categoria Linguística, Letras e Artes, o vencedor foi Alvoroço da Criação: a arte na ficção de Clarice Lispector, de Solange Ribeiro de Oliveira. Já na categoria Ciências Sociais, foi indicado no segundo lugar Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil, de Luís Felipe Kojima Hirano.

No livro Alvoroço da criação, Solange Ribeiro de Oliveira, professora emérita da UFMG analisa com profundidade, as múltiplas referências à arte realizadas por um dos mais importantes nomes da literatura nacional: Clarice Lispector (1920-1977). Com apresentação do crítico e escritor Fábio Lucas, a obra se divide em sete capítulos, que abrangem grande parte da produção da autora.

Já o livro Do engenho à mesa, do professor do Instituto de Ciências Agrárias da  UFMG Eduardo Magalhães Ribeiro, reúne estudos e saberes sobre alimentos, agricultura familiar e cultura material dos engenhos do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A região é marcada pela pequena unidade familiar rural, que faz ativo beneficiamento doméstico de matérias-primas como barro, algodão, mandioca, milho, cana-de-açúcar e leite.

Por fim, em Grande Otelo Luís Felipe Kojima Hirano analisa a trajetória de mais de 70 anos de Sebastião Bernardes de Souza Prata, Grande Otelo, para refletir sobre o modo como as relações raciais, suas interseções com a questão de gênero e o próprio corpo dos artistas, negros ou brancos, são reinterpretados conforme a lógica do campo cinematográfico.

A cerimônia completa de premiação está disponível no

Todo o catálogo da Editora UFMG está disponível na loja virtual www.editoraufmg.com.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

(31) 3409-3888

www.editoraufmg.com.br

Serviço