Educação ambiental humanitária em bem estar animal é tema de curso gratuito na UFMG

Professores, médicos veterinários, legisladores, gestores e servidores públicos e entidades que lidam com a fauna são os convidados a participar do curso gratuito sobre Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal - EAHBEA, que acontece no dia 7 de junho, das 14 às 20 horas, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Auditório 3. Os interessados deverão enviar e-mail para contatosaudeunica@gmail.com informando “Inscrição gratuita curso EH” (no assunto), nome completo, CPF e telefone. Além disso, deverão comunicar se pertencem a algum órgão, instituição ou ONG e levar 1kg de ração para cão ou gato.

O curso, que será ministrado por Elizabeth Mc Gregor, geógrafa e pós-graduanda em Educação Ambiental, é um programa educativo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal que percorre diversos municípios do Brasil fazendo o enraizamento do respeito à vida animal em gerações presentes e futuras por meio da educação. Elizabeth já trabalhou em 57 municípios de 10 estados brasileiros e capacitou mais de 8 mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos,  que têm o potencial de disseminar o conhecimento a milhões de alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. O material didático foi reconhecido pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC) e é distribuído gratuitamente aos professores capacitados.

O texto de apresentação no site do curso diz que “o sistema de educação brasileiro é bastante falho no que se refere à construção de um paradigma de valores sustentáveis, que garantam que nossos jovens reconheçam os animais como seres sencientes – que como nós sentem dor, medo, estresse, tristeza ou alegria. Nós preenchemos essa lacuna, disseminando não só o conceito de senciência animal, como também as implicações do abandono de animais domésticos, conceitos de guarda responsável e diversos outros hábitos e escolhas pessoais que podem fazer uma grande diferença para os animais e para o meio ambiente”.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG

(31) 3409-2017

Serviço