Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável é tema da 28ª Semana do Conhecimento da UFMG

Com mais de 2,6 mil trabalhos, evento reafirma o vigor da produção da UFMG no ensino, na pesquisa e na extensão

A 28ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG será realizada de 14 a 18 de outubro. Durante a semana, serão apresentados mais de 2,6 mil trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. As atividades ocorrerão nos campi Pampulha e Montes Claros, com uma vasta programação. O evento é gratuito e aberto ao público.

Este ano, a temática Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável, em consonância com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, reitera que “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” são requisitos indispensáveis para a sustentabilidade e a redução das desigualdades.

O tema é tradicionalmente vinculado ao da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, em sua 16ª edição, aborda Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e conta com a colaboração de universidades, instituições de pesquisa e diversos órgãos.

A semana é realizada anualmente pela UFMG com a participação de professores, alunos e servidores técnico-administrativos em educação que expõem ao público trabalhos nas diversas áreas do conhecimento, de forma a apresentar a produção da Universidade.

Pesquisa, ensino e extensão
Os trabalhos de pesquisa e iniciação científica a serem apresentados na Semana do Conhecimento podem ser conferidos no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq). A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) promoverá o colóquio Trajetórias dos projetos das chamadas Prae: partilhando saberes, no dia 16 de outubro, às 19h, na Sala B 306 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), campus Pampulha.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) realizou a 22ª edição do Encontro de Extensão, de 7 a 10 de outubro, em todas as unidades acadêmicas da UFMG, com cerca de 4 mil participantes que apresentaram 520 trabalhos. Os trabalhos melhor avaliados serão premiados nos dias 14 e 15 de outubro, como Relevância Acadêmica. No dia 16, os projetos selecionados serão expostos no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), campus Pampulha. No dia 18, durante a cerimônia de encerramento, no Auditório da Reitoria, será concedida a honraria Destaque da Extensão.

Com relação aos trabalhos desenvolvidos por servidores, a Pró-Reitora de Recursos Humanos (ProRH) selecionou projetos de doutorado, mestrado, especialização e graduação para a IX Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação. As apresentações serão realizadas no dia 16 de outubro, nos campi Pampulha e Montes Claros, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Já a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoverá a 23ª Semana da Graduação, nos dias 16 e 17 de outubro, com a apresentação de projetos referentes aos programas de bolsas da graduação.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) realizará o IV Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo programa e discutir sobre a temática da acessibilidade e inclusão. O seminário ocorrerá no dia 16 de outubro, no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), das 8h30 às 17h30.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promoverá o Encontro de Mobilidade Internacional, com a finalidade de divulgar as atividades de internacionalização existentes e realizadas pelos alunos, por meio da apresentação de trabalhos sobre as experiências vivenciadas durante o intercâmbio. O evento ocorre no dia 17, a partir das 8h30, no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), sala B306. A premiação será no dia 18 de outubro.

Abertura
As cerimônias de abertura ocorrerão no dia 14, simultaneamente, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, e no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Em Montes Claros, o neurolinguista Victor Patrick Silva Teixeira ministrará a palestra Desafios da universidade na atualidade e seu percurso para a educação de qualidade, às 9h30, no auditório do Bloco C. A programação segue durante a semana com palestras, oficinas e minicursos. Os trabalhos de maior relevância acadêmica do ICA também serão apresentados em Belo Horizonte.

No campus Pampulha, a palestra de abertura, também às 9h30, no auditório da Reitoria, será proferida pelo professor Ricardo Galvão, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e membro da Academia Brasileira de Ciências. Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Galvão abordará os programas de monitoramento dos biomas brasileiros. No mesmo dia e local, às 19h30, ocorrerá a cerimônia de entrega do Prêmio UFMG de Teses.

Evolução da Semana do Conhecimento
O evento, que começou com a Semana de Iniciação Científica, marcada pela apresentação da pesquisa produzida na UFMG, evoluiu ao longo dos 28 anos de existência e agregou trabalhos da graduação e da extensão. Ao longo dos anos, os servidores técnico-administrativos e os estudantes do ensino médio também passaram a expor trabalhos, seguidos pelos projetos do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o que pode ser interpretado como reflexo das políticas de inclusão implementadas pela UFMG nos últimos anos. Projetos de mobilidade internacional também são expostos durante o evento.

As mostras virtuais da Rede de Museus e Visualiza UFMG trouxeram a perspectiva da divulgação científica e novas formas de dialogar com os diversos públicos.

 A Editora UFMG, que completou 34 anos de fundação com 1.200 títulos publicados, apresentará, pela primeira vez, o seu catálogo de produtos, que contempla 32 coleções e dois selos editoriais: Estraladabão, com publicações infantojuvenis, e o Incipit, com obras das unidades de pesquisa.

Atividades culturais
A Semana do Conhecimento também traz uma programação cultural. O projeto Quarta Doze e Trinta, na Praça de Serviços, apresentará, no dia 16 de outubro, uma atração especial: o concerto da Orquestra Sinfônica da Escola de Música, sob a regência da professora Iara Fricke Matte. Também serão vendidos produtos naturais e orgânicos, na Feira Agroecológica.  No dia 17, quinta-feira, no mesmo local, às 17h30, o grupo Caras Pintadas apresentará o espetáculo teatral Mata Rasteira.

O Instituto de Ciências Biológicas participa com a Mostra ICB 2019. No dia 15 de outubro, das 8h às 18h, pesquisadores e estudantes se revezarão em diversas apresentações, performance artística, bate-papo, exposição de fotografias e de vídeos que tratam, em linguagem acessível e divertida, dos temas de suas investigações. No dia 16, das 8h às 12h, a Estação Move São Gabriel receberá intervenções que relacionam biologia e saúde.

Assessoria de Imprensa UFMG com informações de Teresa Sanches

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Semana do Conhecimento

14 a 18 de outubro

Campus Pampulha da UFMG (Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte) e ICA (Av. Universitária, 1000, Universitário, Montes Claros)