Educação é tema de dois lançamentos da Editora UFMG

A Editora UFMG lança no sábado, 8 de julho, em Belo Horizonte, duas obras da área da educação: Teoria da Atividade em construção: possíveis diálogos, organizado por André Augusto Deodato e Teresinha Fumi Kawasaki, e Teatro-conversação na escola: o uso do Teatro na Conversação como mediador de conflitos na Educação, de Libéria Rodrigues Neves. O evento acontece na Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi – Belo Horizonte/MG), das 11h às 14h.

Teatro-conversação na escola: o uso do Teatro na Conversação como mediador de conflitos na Educação é resultado de duas décadas de estudo da pesquisadora e professora da UFMG Libéria Rodrigues Neves. O livro traz reflexões acerca das possibilidades de incorporação do teatro como metodologia de pesquisa-intervenção e mediação no campo da educação. Assim, a confluência entre as contribuições do Teatro do Oprimido, da psicologia educacional e da teoria psicanalítica permitiram a proposição do Teatro-Conversação — um dispositivo constituído a partir da introdução de Jogos Teatrais na metodologia da Conversação (de orientação psicanalítica) —, recurso capaz de convidar os sujeitos (da educação) a implicarem-se nos impasses constatados na escola.

Teoria da Atividade em construção: possíveis diálogos é uma coletânea de oito pesquisas acadêmicas que buscam refletir sobre a aprendizagem do conhecimento escolar historicamente produzido nos campos da Matemática e da Física. Em suas investigações, esses estudiosos abordam sistemas de atividade em diversos contextos, particularmente nos ambientes escolares. Analisam a demanda de aprendizagem de indígenas intercambiando múltiplos sistemas de atividades interculturais; explicitam tensões que surgem quando professores e alunos são confrontados na relação de poder e autoridade ao organizarem o ensino e a aprendizagem; apontam os motivos pelos quais alunos se engajam ou não em atividades escolares; refletem sobre a alienação nas atividades humanas; descrevem ciclos e miniciclos expansivos de ações de aprendizagem dentro do sistema de atividades escolares; bem como utilizam os conceitos da Teoria da Atividade para a elaboração de instrumentos de avaliação.

Os livros estarão disponíveis para venda no evento e já estão no site da Editora UFMG.

Ficha técnica:
Livro: Teatro-conversação na escola: o uso do Teatro na Conversação como mediador de conflitos na Educação
Autora: Libéria Rodrigues Neves
Editora UFMG
Área: Educação
2022, 1ª Edição, 235 p. ISBN: 978-65-5858-092-8
Preço: R$66,00

Ficha técnica:
Livro: Teoria da Atividade em construção: possíveis diálogos
Autores: André Augusto Deodato e Teresinha Fumi Kawasaki (organizadores)
Editora UFMG
Área: Educação
2022, 1ª Edição, 297 p. ISBN: 978-65-5858-091-1
Preço: R$80,00

Assessoria Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

3134093888

www.editoraufmg.com.br

Serviço

Lançamento de Livros da Editora UFMG

8 de julho de 2023

Das 11h às 14h

Quixote Livraria e Café (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi – Belo Horizonte/MG)