Educação na Praça acontece no Espaço do Conhecimento UFMG

Oficina voltada para a formação de professores reflete sobre o ensino da história contemporânea do Brasil nas escolas e será no dia 1º de setembr

A abordagem da história contemporânea do Brasil nas escolas é especialmente desafiadora: como estabelecer um diálogo entre as muitas fontes históricas disponíveis aos estudantes? Em meio a livros didáticos, Internet e relatos de familiares, o Educação na Praça, do mês de agosto, lança novos olhares às práticas de ensino da disciplina. A oficina História do Brasil Contemporâneo ocorre no dia 1º de setembro, das 10h às 12h, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Voltada para educadores, a formação aborda as memórias construídas sobre a Era Vargas, o período democrático, a Ditadura Militar e o período de redemocratização. Nesse debate, serão problematizados o uso do livro didático em sala de aula e os discursos conflitantes disseminados nas redes sociais. Os professores interessados devem se inscrever em formulário on-line.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, nº 700, bairro Funcionários. Mais informações no site www.espacodoconhecimento.org.br, no facebook.com/espacodoconhecimentoufmg ou pelo (31) 3409-8350.

A atividade acontece em parceria com o Travessia – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As professoras do Departamento de História da Universidade Miriam Hermeto e Ana Paula Sampaio Caldeira coordenam as oficinas.

Educação na Praça é um projeto de formação de educadores do Espaço que realiza encontros mensais sobre diferentes áreas do conhecimento. Cada reunião tem um tema específico, com atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br