Educação na Praça, do Espaço do Conhecimento UFMG, promove roda de conversa sobre povos indígenas no Brasil Contemporâneo

Em 2022, foi aprovada a Lei 14.402, que institui o dia 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas. A população indígena brasileira, em 2010, era de 817.963 indígenas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São cerca de 300 povos, falantes de aproximadamente 180 línguas, presentes em todas as Unidades da Federação. Para discutir tal diversidade, o projeto Educação na Praça, do Espaço do Conhecimento UFMG, promove uma roda de conversa com o tema Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo, no dia 15 de abril, às 14h.

A atividade gratuita integra a programação do Abril Indígena no Espaço, terá duração aproximada de duas horas e conta com a emissão de certificados, além de acessibilidade de tradução em Libras. A participação ocorrerá mediante preenchimento de formulário on-line.

O evento é direcionado a professores da educação básica, alunos dos cursos de licenciaturas, educadores de museus e demais interessados. A escola, como espaço privilegiado para formação de cidadãos, constitui-se em importante lugar de aprendizagem sobre os mundos indígenas do presente, de modo a desconstruir ideias recebidas que retratam os povos indígenas de modo equivocado e preconceituoso.

Os estudantes indígenas da UFMG Anaine Taukane e Ka'a Membyra, jovens que têm se engajado ativamente no movimento indígena no Brasil, são os convidados desta atividade. Anaine Anikualo Taukane é do povo Pankararu, estudante de Direito e membro do Coletivo Indígena da UFMG. Ka'a Membyra, do povo Potiguara, é técnico em Guia de Turismo, estudante de Antropologia, membro do Coletivo Índígena e da Comunicação Indígena da UFMG.

Serviço:
Educação na Praça - Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo
Data: 15 de abril, sábado
Horário: 14h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários (BH/MG)
Número de vagas: até 40 inscritos

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Educação na Praça - Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo

Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários (BH/MG)