Educação na Praça: Espaço do Conhecimento UFMG discute acessibilidade e inclusão de surdos no ambiente escolar em roda de conversa gratuita

O bate-papo acessível em Libras será realizado no dia 28 de outubro, às 14h, mediante inscrição prévia

O meio escolar se mostra como uma importante instância de aprendizado, socialização e interação com a alteridade. Por meio destas, desenvolvem-se habilidades sociais e de autoexpressão, bem como o senso de pertencimento à comunidade. Quando barreiras atitudinais colocam em risco o caráter construtivo da experiência escolar, esses espaços podem contribuir diretamente para a perpetuação de um ciclo de exclusão e distanciamento de pessoas com deficiência da vida social.

Segundo estudo feito pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda em 2019, cerca de 7% dos surdos brasileiros têm ensino superior completo, 15% frequentaram a escola até o ensino médio, 46% até o fundamental, enquanto 32% não têm nenhum grau de escolaridade. As taxas anteriores estão diretamente ligadas ao despreparo das escolas brasileiras em proporcionar oportunidades acessíveis de aprendizado, o que impacta diretamente na vivência e no aproveitamento de pessoas surdas enquanto estudantes, que encontram desafios extras em terem seus direitos garantidos.

Na tentativa de fomentar debates que possam aprimorar o cenário educacional atual e pensar em possibilidades plurais de acesso à educação de qualidade, o Espaço do Conhecimento UFMG promove o evento Educação na Praça: Acessibilidade e inclusão dos surdos nas escolas, roda de conversa com a presença de Dinalva Andrade, intérprete de Libras e doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), e Bárbara Vítor, aluna do curso de Letras Libras e professora da Linguagem Brasileira de Sinais.

O bate-papo, direcionado a alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados, será realizado neste sábado, dia 28 de outubro, às 14h, no Espaço do Conhecimento UFMG. Acessível em Libras e português, a atividade gratuita tem duração aproximada de uma hora e recebe até 40 participantes, mediante inscrição prévia em um formulário on-line. Haverá emissão de certificados de participação.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Educação na Praça - Acessibilidade e inclusão dos surdos nas escolas
Quando: 28/10 (sábado), às 14h
Público: alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados
Duração aproximada: 1 hora