EEFFTO UFMG promove palestra Educação do Corpo, Divertimento e Natureza

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realiza, dia 7 de dezembro, às 14h, no mini auditório da Escola, no campus Pampulha, a palestra Educação do Corpo, Divertimento e Natureza, que será ministrada por Joana Carolina Schossler. Para participar não é necessária a realização de inscrições. Haverá emissão de certificados de presença. Outras informações pelo telefone 3409-2396 ou pelo e-mail cemefufmg@gmail.com

A palestrante é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na Universitè Paul Valéry - Montpellier III, na França, e pós-doutoranda na mesma instituição, em pesquisa práticas culturais do veraneio no século XIX e XX, com ênfase em sociabilidades e lazeres, paisagens, urbanismo e patrimônio.

A palestra é promovida pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Lazer (PPGIEL) e pelo Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef) EEFFTO.

Mobilizada por perguntas sobre como o corpo se relaciona com a natureza, como ele se diverte, qual natureza individual e social mobiliza práticas culturais e sociais que caracterizam o corpo moderno, a professora Joana Carolina Schossler irá tratar como a busca pela natureza e o ar livre guiam a procura por divertimentos, do século XIX ao XXI, período em que o indivíduo aprendeu a se relacionar com o ambiente e a narrar seus sentimentos para viver em comunidade.

Entre trabalho, máquinas, modernidade e sociedade, sentimentos se afloram, são descritos e se transformam em imagens, paisagens, viagens, ócio e sociabilidades. De carro, a pé, de bicicleta, de ônibus ou avião; em festas, parques, jardins, colônias de férias, museus, cidades, praias e campos, guiam formas de relacionamento do corpo com a natureza e suas possibilidades de divertimento, que serão tratados nessa palestra sobre educação do corpo, divertimento e natureza.

Cíntia Militina

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084