Efeitos da pandemia sobre adolescentes serão mapeados em pesquisa com participação da UFMG

Objetivo do estudo é identificar mudanças na rotina, nas relações, nas atividades escolares e nos cuidados à saúde

Realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a UFMG e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ConVid Adolescentes – Pesquisa de Comportamentos pretende verificar como a pandemia de covid-19 está afetando a vida dos adolescentes de 12 a 17 anos.

Por meio de questionário, que deve ser respondido mediante autorização dos responsáveis, serão mapeadas as mudanças nas atividades de rotina, relações com familiares e amigos, atividades escolares e cuidados à saúde. O estudo também pretende avaliar o estado de ânimo dos adolescentes brasileiros durante o período de distanciamento social.

A ConVid Adolescentes foi elaborada com base na leitura prévia de artigos científicos em que foram investigadas as experiências de outros países. Evidências sugerem que crianças e adolescentes em isolamento são fisicamente menos ativos, têm problemas de sono e pioram a alimentação e a aptidão cardiorrespiratória.

Para a professora Deborah Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem da UFMG, os resultados da pesquisa poderão contribuir para uma melhor compreensão dos impactos da quarentena, além de chamar a atenção dos gestores para a importância da adoção de políticas públicas de prevenção e promoção à saúde. “É fundamental ouvir os adolescentes sobre suas angústias e as mudanças em seus estilos de vida”, defende.

A pesquisa já cumpriu uma etapa relacionada aos efeitos do novo coronavírus na população adulta, que identificou o crescimento de problemas relacionados à saúde mental, sedentarismo e consumo de doces e gerou análise sobre a perda de renda dos idosos durante a pandemia.

As informações do questionário são confidenciais e não geram identificação. A realização da pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para Seres Humanos (Conep), do Ministério da Saúde.

Com assessorias de comunicação da Fiocruz

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG