Eleições: cientistas da UFMG perguntam e candidatos respondem sobre temas que preocupam o eleitor

Quadro da Rádio UFMG Educativa ouviu postulantes às prefeituras de BH e de Contagem

A partir desta segunda, 9 de setembro, a Rádio UFMG Educativa estreia o quadro Cientistas perguntam: eleições municipais 2024, no âmbito do programa matinal Conexões, apresentado por Luíza Glória. Com produção e reportagem do jornalista Ruleandson do Carmo, o quadro especial convidou quatro cientistas da UFMG para elaborarem uma pergunta cada um sobre as principais preocupações dos eleitores de Belo Horizonte, de acordo com pesquisa DataTempo: trânsito e transporte, saúde, segurança pública e educação.

As questões foram encaminhadas, por áudio, para os 10 candidatos à Prefeitura de BH e aos cinco que concorrem à prefeitura de Contagem. As duas cidades, além de serem os maiores colégios eleitorais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sediam as estruturas de produção e transmissão da emissora. O prazo máximo para a resposta a cada pergunta é de um minuto, por meio de áudio gravado previamente.

As respostas serão veiculadas até 22 de setembro, sempre às 10h15. As perguntas sobre trânsito e transporte, saúde, segurança pública e educação foram formuladas, respectivamente, pelos professores Roberto Andrés, da Escola de Arquitetura e pesquisador do Cosmópolis UFMG, Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, Ludmila Ribeiro, do Departamento de Sociologia e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, e Luciano Mendes, da Faculdade de Educação.

Entrevistas especiais

A Rádio UFMG Educativa também vai veicular cinco entrevistas especiais com pesquisadores da UFMG. Nas próximas quatro semanas, às quartas-feiras, o programa Conexões refletirá sobre grandes temas da administração municipal, com a participação de referências no assunto.

As escolhas também foram baseadas na pesquisa Data Tempo, feita no início de agosto, que mapeou as principais preocupações do eleitor de Belo Horizonte: trânsito e transporte, saúde, segurança pública e educação. Um quinto encontro vai abordar políticas públicas para a população em situação de rua, mulheres e comunidade LGBTQIAPN+.

A programação da emissora pode ser ouvida na frequência 104,5 ou na internet. Após a exibição, os conteúdos também ficarão disponíveis no Sound Cloud da Rádio.

Cientistas perguntam: eleições municipais

Segunda - 9/9: Carlos Viana (Podemos)

Terça - 10/9: Duda Salabert (PDT)

Quarta - 11/9: Gabriel Azevedo (MDB)

Quinta - 12/9: Indira Xavier (UP)

Sexta – 13/9: Lourdes Francisco (PCO)

Segunda – 16/9: Mauro Tramonte (Republicano)

Terça – 17/9: Rogério Correia (PT)

Quarta - 18/9: Wanderson Rocha (PSTU)

Quinta - 19/9: Gustavo Olimpio (PSTU)

Sexta – 20/9: Junio Amaral (PL)

Segunda - 23/9: Marília (PT)

Terça - 24/9: Sebastião Pessoa (PCO)

Bruno Engler (PL) e Fuad Nomam (PSD), candidatos à prefeitura de BH, e Dulce Monte (PMB), candidata à prefeitura de Contagem, foram convidados a participar, receberam as perguntas, mas não enviaram as respostas.

Entrevistas especiais temáticas

Quarta - 11/9: Educação

Quarta - 18/9: Trânsito e Transporte

Quarta - 25/9: Segurança Pública