Em conferência na UFMG, pesquisador norte-americano abordará os circuitos do cérebro que controlam o uso de drogas

Em conferência a ser realizada amanhã, dia 4 de julho, às 9h, no Auditório Nobre da Escola de Engenharia, o chefe do Laboratório de Neurociência Integrativa do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), dos Estados Unidos, professor David M. Lovinger, vai abordar os mecanismos que impulsionam o consumo habitual de álcool e drogas, incluindo uso excessivo e prolongado e ciclos de abstenção e recaídas.

A palestra Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis, que será ministrada em inglês pelo professor com tradução simultânea, vai abordar comportamentos habituais e compulsivos controlados por circuitos no cérebro, particularmente o chamado sensório motor, que podem ocorrer apesar das consequências negativas do uso excessivo de drogas.

Na conferência também serão apresentados os efeitos do álcool e do canabinoide em moléculas, células, circuitos e no comportamento de camundongos e primatas. O pesquisador vai descrever as mudanças induzidas por essas substâncias no circuito sensório-motor e a sua influência na intoxicação, no consumo habitual de drogas e no seu uso excessivo após abstenções ou recaídas. Os interessados devem realizar inscrição prévia por meio de formulário on-line.

O pesquisador virá à UFMG para cumprir uma agenda de atividades como catedrático do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT). A atividade integra a programação dos 90 anos da UFMG. Haverá emissão de certificados para os participantes.

Durante a estada de sete dias em Minas Gerais, David Lovinger visitará laboratórios e centros de pesquisa vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e a outras instituições mineiras, além de ministrar curso para estudantes de graduação e pós-graduação. A formação em Neurobiologia do abuso de drogas terá duração de 15h e será ministrada em inglês nos dias 4, 5 e 6 de julho. As inscrições estão encerradas.

Diretor científico da Division of Intramural Clinical and Biological Research, Lovinger é graduado em Psicologia pela Universidade do Arizona e possui pós-doutorado em Psicologia pela Northwestern University. Atua desde 2001 no National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) como investigador sênior e chefe do laboratório de Neurociência Integrativa.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço