Em conferência na UFMG, pesquisadora portuguesa apresenta alternativas ao modelo econômico vigente

O Programa Cátedras Fundep/Ieat da UFMG vai receber a professora Cristina Parente, da Universidade do Porto (Portugal), que vai ministrar a grande conferência Perspectivas sobre outras economias: matrizes de pensamento e ação, no dia 8 de agosto, a partir das 14h30, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha.

Segundo Cristina Parente, a crise do estado providência, ou de bem-estar social, e do paradigma de desenvolvimento econômico a ele associado a partir dos anos 1980 trouxe para a ordem do dia, na Europa Ocidental, o questionamento do modelo vigente e o surgimento de novas propostas de resolução dos velhos e novos problemas sociais. A professora pretende apresentar reflexões teóricas sobre o tema a partir da discussão sobre as relações entre o Estado, o mercado e a sociedade civil.

Tendo como anfitrião na UFMG o professor Allan Claudius Queiroz Barbosa, da Face, Cristina Parente vai mostrar diferentes propostas alinhadas com o modelo econômico vigente, como as abordagens anglófonas do empreendedorismo social e da inovação social, as abordagens teóricas francófonas da economia social e, em abordagem de caráter progressista, a corrente da  economia solidária que tem emergido em países do sul da Europa e na América Latina.

Ao final de sua exposição, a professora vai fazer demonstração de casos sobre as diferentes perspectivas, com ênfase nas abordagens transformadoras e alternativas da economia solidária entendida como uma “outra economia”.

A conferencista

Cristina Parente é professora associada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Sociologia (IS-Flup). É graduada em Sociologia pela Universidade do Porto, mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, do Instituto Universitário de Lisboa, e doutora em Sociologia, também pela Universidade do Porto. Em 2012, realizou pós-doutorado em Administração no Centro de Pós-graduação em Pesquisas em Administração (Cepead) da Face/UFMG. Em 2015, desenvolveu pesquisa sobre o Ecossistema da Economia Solidária em Barcelona, no âmbito do Instituto de Governo e Política Pública da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB).

Cofundadora da A3S, Associação para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Setor, Cristina atua na investigação e na supervisão de projetos sobre economia social e solidária, agricultura familiar e biológica, empreendedorismo social, gestão de recursos humanos, formação de adultos e sociologia das empresas e organizações.

A atividade é aberta ao público, com entrada gratuita, e serão emitidas declarações de comparecimento aos que solicitarem. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5509 e pelo e-mail info@ieat.ufmg.br

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Comunicação do IEAT

www.ufmg.br/ieat