Em dezembro, UFMG Talks discute a relação entre música e dança

Com participação especial do dançarino Lourenço Marques, evento recebe os professores Mauricio Loureiro e Mônica Ribeiro para uma conversa sobre

Como um músico se move ao tocar? E que relação tem esse movimento com o da dança? O ritmo dos sons que trafegam entre graves e agudos cria a sensação de velocidade e direção, de movimento. Assim, parte do movimento corporal do músico é involuntário, intimamente ligado àquilo que sente e quer expressar. Na dança, o artista costuma escolher como se move. O desenho do corpo em movimento revela a música pelas direções e ênfases do traço, que dança no papel.

Na edição de dezembro do UFMG Talks, os professores Mônica Ribeiro e Mauricio Loureiro vão mostrar como, por ressonâncias corporais no espaço e no tempo, músico, desenho, dançarino e espectador comunicam sua poesia. O evento conta ainda com a participação do dançarino Lourenço Marques, que fará uma improvisação.

O evento será no dia 4 de dezembro, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), na Praça da Liberdade. O UFMG Talks tem entrada gratuita e os ingressos são distribuídos na bilheteria do espaço no dia do evento, a partir das 18h, sujeito à lotação. Após uma breve apresentação de cada professor, o encontro abre o debate para o público, que participa enviando perguntas pelo WhatsApp.

Com duração de 60 minutos, o UFMG Talks é posteriormente disponibilizado na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube e no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (ufmg.br/prpq/ufmgtalks).

Convidados desta edição

Professor Titular da Escola de Música da UFMG, Mauricio Loureiro dedica suas pesquisas à Sonologia, atuando principalmente nas áreas de performance musical, clarineta, acústica musical e análise empírica da performance musical. Tem graduação em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (1976) e em Música com habilitação em Clarineta pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg, na Alemanha (1983). Concluiu o mestrado em Música pela University of Iowa (1989) e doutorado em Música pela University of Iowa (1991. Foi professor da UNESP (1984-1992), assistente de Primeira Clarineta da OSESP (1985-1987) e diretor do IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (2009-2014).

Atriz, dançarina, preparadora corporal e diretora, Mônica Ribeiro é professora do Departamento de Artes Cênicas da UFMG. Possui graduação e mestrado em Letras, doutorado em Artes e é especialista em Neurociências e Comportamento, todos pela UFMG. É também especialista em Neuropsicologia pela Fumec. Sua pesquisa dá ênfase às práticas corporais cênicas, aos processos de criação, às poéticas do movimento cênico e às epistemologias das artes. Participa como pesquisadora do Improlab e do Cria: Artes e Transdiciplinaridade, é coordenadora do Lecac - Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes Cênicas e membro do Abrace - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Formado em Educação Física pela UFMG, Lourenço Marques é codiretor da Companhia Suspensa e cogestor do C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa e Armatrux. Seu trabalho pesquisa as relações entre dança e circo, com ênfase na movimentação aérea.

Sobre o UFMG Talks

Uma vez por mês, o teatro do Centro Cultural Banco do Brasil se transforma no palco da ciência recebendo dois pesquisadores da UFMG ou com trabalhos de destaque em suas áreas para uma conversa descontraída que aproxime o público da academia. O projeto tem entrada gratuita e é inspirado no formato TED (sigla em inglês para Technology, Entertainment and Design).

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próximas edições

Em 2020, o UFMG Talks volta com sua programação mensal a partir do dia 4 de março, quando recebe os professores Luiz Henrique Rosa, da Biologia, e Andres Zarankin, da Antropologia e Arqueologia, para uma conversa sobre a Antártica. E no dia 8 de abril, o tema será Envelhecimento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

UFMG Talks - Música e dança: arte em movimento

4 de dezembro

19h (senhas distribuídas na bilheteria a partir das 18h)

Teatro I do Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH) – Praça da Liberdade, 450