Em meio a queimadas no Pantanal e na Amazônia, UFMG Talks em casa aborda preservação ambiental, agronegócio e sustentabilidade

Live transmitida no canal da TV UFMG no YouTube recebe os professores Raoni Rajão e Britaldo Soares Filho na próxima terça-feira, a partir das 19

Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indica que a mata nativa preservada ocupa 61% de todo o território brasileiro. Por outro lado, o Brasil é a nação que mais desmata vegetações primárias. Ao lado do desmatamento, os incêndios assolam as matas nativas, a vida animal e comunidades. Como diminuir as taxas de desmatamento e tornar a agropecuária brasileira mais sustentável? A ciência pode ajudar a resolver essa equação?

Para debater essas questões, em meio às queimadas que atingem o Pantanal e a Amazônia, o UFMG Talks em casa da próxima semana recebe os professores Raoni Rajão e Britaldo Soares Filho para uma conversa sobre preservação ambiental, agronegócio e sustentabilidade. O evento acontece na próxima terça-feira, dia 29 de setembro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da TV UFMG e pela página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG, Raoni Rajão atua na área de Gestão Ambiental, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Britaldo Soares Filho é professor do Departamento de Cartografia da UFMG, onde desenvolve pesquisa em modelagem ambiental e aplicações para a avaliação e desenho de políticas públicas voltadas à conservação ambiental. Ambos professores trabalham em projetos de pesquisa com foco na recuperação da Bacia do Rio Doce, nos desafios para a implementação das metas climáticas de Paris no Brasil.

Convidados desta edição

Raoni Rajão possui graduação em Ciência da Computação pela Universitá degli Studi Milano-Bicocca, na Itália, e mestrado e doutorado em Organização, Trabalho e Tecnologia pela Lancaster University, no Reino Unido. Desde o mestrado se dedica ao estudo da relação entre tecnologia, ciência e políticas públicas, com ênfase na avaliação de políticas de controle do desmatamento e de pagamento por serviços ambientais. É professor visitante em diferentes instituições com destaque para a Lancaster University (Reino Unido), Universität Bremen (Alemanha), Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França) e University of Wisconsin-Madison (EUA). Atualmente, coordena três projetos de pesquisa com foco na recuperação da Bacia do Rio Doce, nos desafios para a implementação das metas climáticas de Paris no Brasil e no desenvolvimento sustentável.

Britaldo Soares Filho possui graduação em Geologia pela UFMG, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutorado em Engenharia de Transportes pela USP. Atualmente é coordenador do Centro de Sensoriamento Remoto e da pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da UFMG. Também liderou e orienta a pós em Meteorologia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa. Um importante produto de sua pesquisa é o software Dinamica Ego, uma plataforma para modelagem ambiental gratuita disponível no site www.csr.ufmg.br/dinamica.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - Entre a preservação e a degradação: Brasil e seus extremos

Data: 29 de setembro

Convidados: Raoni Rajão e Britaldo Soares Filho

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG