Em palestras na UFMG, historiadora discute economia, pobreza e crédito na Idade Média

Convidada do programa Cátedras do Ieat, a italiana Maria Giuseppina Muzzarelli faz conferências nos dias 6, 9 e 11 de outubro

Em 2006, o bengalês Muhammad Yunus e seu banco venceram o Prêmio Nobel da Paz devido ao combate à pobreza por meio do sistema de microcrédito aos desfavorecidos de Bangladesh. No entanto, registro de um programa precursor de concessão de crédito aos mais pobres, intitulado Montes Pietatis, data do fim do século XV, ainda na Idade Média, e será objeto de análise da historiadora Maria Giuseppina Muzzarelli, da Universidade de Bolonha, da Itália, na conferência Por outras economias. A atividade está agendada para 6 de outubro, a partir das 14h, no auditório da Reitoria. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-5509 ou pelo endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br

A professora discutirá, no âmbito da dicotomia riqueza-pobreza, as diferentes soluções práticas e teóricas experimentadas à época para acomodar demandas éticas e necessidades econômicas: “Não deixa de ser curioso retornar à Idade Média para iluminar essa discussão, mas o termo ‘capital’ foi introduzido no século 13, por um frade franciscano, Peter of Giovanni Olivi. Isso, porém, não significa que o modelo capitalista que se desenvolveu na civilização ocidental fosse inevitável".

A palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea, e haverá emissão de certificado de comparecimento a quem solicitar. Para se inscreverem, os interessados devem preencher formulário eletrônico.

História medieval

Convidada do Programa Cátedras do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), a professora é especializada em História Medieval e trabalha com pesquisas em História da Cultura, Mentalidade e Sociedade. Durante muito tempo, pesquisou o tema do crédito solidário. Ela fará outras duas conferências, nos dias 9 e 11 de outubro.

A primeira, Montepio e microcrédito, será realizada no dia 9, segunda-feira, no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), às 14h, com inscrições gratuitas no local. A outra conferência, Dar crédito às mulheres, que ocorrerá no dia 11, no mesmo horário, será proferida no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (Fae) em italiano, com tradução simultânea. As inscrições também devem ser feitas no local.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço