Em podcast, professores da UFMG reúnem narrações de textos literários

Estudantes do curso de Teatro participam voluntariamente da produção; primeiro episódio já está disponível

Os professores Maurilio Rocha e Mariana Muniz, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, estão produzindo o podcast Palavra falada, com a intenção de se manterem conectados com seus estudantes e agregarem conteúdos durante a quarentena forçada pela pandemia do novo coronavírus. Os episódios contêm a narração de textos literários de estudantes de graduação em Teatro. A série, aberta na última semana, está disponível nas plataformas SoundCloud e Spotify.

A ideia surge como desdobramento de trabalho que vinha sendo feito desde o segundo semestre de 2019, no qual os estudantes enviavam pequenos áudios pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, e os professores trabalhavam questões técnicas, de expressão e pronúncia. “Escrevemos livros didáticos na área da arte para escolas básicas desde 2015, e, nessas obras, a relação entre arte e tecnologia é muito importante. Já tínhamos vários projetos que poderiam ser adaptados para o ensino superior, e a escolha pelo podcast possibilita que os estudantes treinem suas habilidades expressivas e comunicativas”, explicam os professores.

Os episódios serão postados semanalmente, às terças-feiras, com duração de média de 15 minutos. A leitura e a seleção dos textos literários são feitas pelos estudantes, e os professores comentam, observando a expressão, a pronúncia e a comunicação dos alunos com quem escuta.

(Texto com informações de Samuel Resende)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG