Em última edição do ano, UFMG Talks em casa comemora 300 anos de Minas Gerais

Encontro recebe a professora Márcia Almada, da Escola de Belas Artes, e o professor José Newton Meneses, do Departamento de História, para uma co

Para comemorar os 300 anos de Minas Gerais, o UFMG Talks em casa de amanhã, 23 de novembro, recebe a visita da professora Márcia Almada, da Escola de Belas-Artes, e do professor José Newton Meneses, do Departamento de História, para uma prosa sobre as origens da cultura mineira.

Um dos assuntos é a nossa cozinha, que remonta à época em que os tropeiros cruzavam os sertões. Reconhecida como patrimônio cultural imaterial, a culinária mineira é marcada pela fartura e pelos sabores. Suas receitas, transmitidas de geração em geração e guardadas a sete-chaves, são parte viva da nossa cultura, do jeito mineiro de ser.

A conversa também passará pela arte de restaurar manuscritos do século XVIII, as Iluminuras. O vocábulo é usado para o adorno de palavras com caligrafia elaborada, grafismos e pinturas requintadas.

A última edição do ano do UFMG Talks em casa está marcada para as 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

José Newton Meneses é professor do Departamento de História da UFMG e diretor do Centro de Estudos Mineiros, onde pesquisa a história de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX abordando temas relacionados à alimentação e aos ofícios mecânicos e artesanato.

Márcia Almada é professora da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenadora do Laboratório de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos (LaGrafi). Suas pesquisas se desenvolvem no campo da cultura escrita em abordagem interdisciplinar.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - 300 anos de Minas e muitas histórias Gerais

Data: 24 de novembro

Convidados: Márcia Almada e José Newton Meneses

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG