Em uma semana, campanha da UFMG arrecada meia tonelada de alimentos

Um dos projetos beneficiados indica que 7,8 mil famílias precisam de apoio; doações são recebidas em posto de vacinação no campus Pampulha

A tenda da campanha UFMG contra a covid-19, a fome e o frio, montada ao lado do posto de vacinação no campus Pampulha, recolheu cerca de meia tonelada de alimentos apenas na primeira semana de mobilização. A expectativa é que a arrecadação possa crescer nas próximas semanas, de acordo com o mobilizador da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) Bim Oyoko. "As pessoas têm começado a ver os cartazes que estão espalhados. Elas chegam para tomar a primeira dose da vacina e depois retornam com as doações", explica.  

Maria das Dores Nogueira, integrante do projeto de extensão Comunicação solidária covid-19 e representante da Universidade no projeto Comunidade Viva sem Fome, ressalta que o trabalho de escuta e acompanhamento em comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizado desde abril do ano passado, sinalizou o agravamento da situação de vulnerabilidade social de muitas famílias devido à pandemia de covid-19. "Os pedidos que o Comunidade Viva sem Fome recebeu de cestas indicam que passa de 7,8 mil o número de famílias que precisam de apoio", destaca Maria das Dores.

A campanha está recebendo doações de alimentos perecíveis, leite, fraldas, cobertores e roupas limpas. O ponto de coleta fica na Unidade Administrativa II, com entrada pela Avenida Abrahão Caram 763, bairro São José. O horário de funcionamento é das 8h às 16h30. 

O posto de vacinação na UFMG começou a funcionar no dia 6 de março. A estrutura foi montada pela Prefeitura de BH, com apoio do Departamento de Assistência à Saúde do Trabalhador (Dast). Ela opera exclusivamente no sistema drive-thru, em que a aplicação é feita sem que a pessoa precise sair do automóvel.

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG (equipe: Olívia Resende - edição de conteúdo, produção e reportagem; Ângelo Araújo e Ravik Gomes – imagens; Daniel Dorledo – fotografias; Bruna Araújo – videografismo; Marcelo Duarte - edição):

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço