Encontro na UFMG discute produção literária relacionada a imigrantes

O Programa Encontros Transdisciplinares, ciclo de eventos promovidos pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, discutirá o tema Literatura de Imigrantes, no dia 25 de março. O encontro acontece às 14h, no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), campus Pampulha da UFMG. A participação é gratuita, mediante inscrição on-line, e aberta a todos os interessados.

Informações pelo telefone (31) 3409-4123 e pelo site do Ieat UFMG.

No evento, a produção literária relacionada aos imigrantes será discutida pelos professores Cristina Cheveresan, da West University of Timisoara, na Romênia, e Elcio Loureiro Cornelsen, da Faculdade de Letras da UFMG.

Com base nas experiências de duas escritoras americanas de origem latina, a professora Cristina Cheveresan discutirá os processos de percepção e ficcionalização da formação de identidade transnacional e da negociação cultural, desencadeados por experiências de deslocamento forçado por regimes políticos.

Já a apresentação do professor Elcio Cornelsen versará sobre o romance O idiota do século XXI: um divã, do escritor alemão Michael Kleeberg (2018). Um dos capítulos, intitulado Gottfried e Amir, será o foco da discussão. Nele, os personagens – um imigrante alemão do século XIX e um refugiado sírio do século XXI – dialogam sobre suas vivências traumáticas de imigração, fuga e exílio.

Encontros Transdisciplinares
O Programa Encontros Transdisciplinares do IEAT UFMG constitui-se de ciclos de conferências, palestras, mesas-redondas e debates em torno de questões de caráter avançado e/ou transdisciplinar desenvolvidas por pesquisadores, cientistas, intelectuais e artistas, vinculados ou não à UFMG. Abertos ao público amplo, esses eventos buscam promover o contato entre os diversos campos do conhecimento e estimular a cultura transdisciplinar em toda a Universidade.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG

www.ufmg.br/ieat