Encontro sobre mineração e metalurgia reúne pesquisadores e profissionais na UFMG

Belo Horizonte sediará o evento nacional por ser a capital de Minas Gerais, cuja economia é relacionada à atividade mineradora, e pela liderança

A Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha, receberá, de 4 a 8 de novembro, o Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (XXVIII ENTMME). Dentro da programação, será realizado o I Simpósio de Uso Sustentável de Rejeitos, no dia 8 de novembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 25 de outubro. É esperada a participação de pesquisadores e profissionais de todo Brasil.

Direcionado a pesquisadores, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa, profissionais e gestores atuantes nos setores mineral, metalúrgico e ambiental, o evento também se dirige a representantes de empresas de serviços, consultoria e demais profissionais das áreas de mineração, metalurgia e meio ambiente.

O ENTMME tem como objetivos promover a difusão de conhecimentos e tecnologia na área de tratamento de minérios e metalurgia extrativa; proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências, teóricas e práticas, entre os profissionais da área; incentivar o intercâmbio científico entre alunos de nível técnico, graduação e pós-graduação com profissionais da área e fortalecer o intercâmbio técnico e científico entre universidades, centros de pesquisa e empresas do setor mineral.

Composto por um grande fórum de debates, o encontro visa, a cada edição, aprimorar e qualificar suas atividades, com o intuito de apresentar, de forma privilegiada, uma maior divulgação da atividade mineral e metalúrgica, assim como proporcionar a multiplicação de contatos, juntamente com o crescimento e fortalecimento profissional.

A reunião de renomados palestrantes e pesquisadores, nacionais e internacionais, permite uma integração entre a comunidade acadêmica e profissional, de forma a ampliar o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações e das práticas industriais utilizadas. Assim, o ENTMME torna-se um instrumento de agregação entre os profissionais e estudantes da área minero-metalúrgica, de modo a difundir as inovações científicas e tecnológicas que permeiam tal setor.

De acordo com a organização do evento, a Indústria Mineral Brasileira gera, atualmente, cerca de 195.000 empregos diretos e cerca de 3,6 vezes este valor para os empregos indiretos. Os recursos minerais são expressivos e abrangem uma produção de 72 substâncias minerais, das quais 23 são metálicas, 45 não metálicas e 4 energéticas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o que reforça a importância da mineração para o Brasil e para o mundo. Portanto, é preciso estimular o desenvolvimento científico por meio de eventos e encontros de atualização, como o ENTMME.

Ainda conforme a organização, a escolha de Belo Horizonte como sede do XXVIII ENTMME foi realizada por meio de votação realizada na assembleia de encerramento do XXVII ENTMME (Belém/PA) e deve-se ao fato de Belo Horizonte ser a capital do estado de Minas Gerais, cuja economia sempre esteve intensamente relacionada à atividade mineradora em decorrência do histórico pioneirismo na exploração mineral das diversas jazidas e reservas minerais existentes em seu território, mantendo até hoje a liderança no setor. O encontro é organizado a cada edição por uma universidade ou instituto de ensino e/ou pesquisa e cumpre a função associativa de difusão cultural e de atualização do conhecimento.

I Simpósio de Uso Sustentável de Rejeitos

I Simpósio de Uso Sustentável de Rejeitos tem como objetivo promover o debate sobre o aproveitamento de resíduos da indústria minero-metalúrgica, importante tema entre empresas, entidades e pesquisadores do setor, em que existem diferentes tecnologias com potencial para aproveitar de forma sustentável os resíduos industriais em aplicações diversas e pode, inclusivamente, gerar novos empregos para o setor.

Esse simpósio visa também divulgar para a sociedade as ações e pesquisas que estão em andamento para evitar tragédias como as ocorridas recentemente em Mariana e Brumadinho.

Mais informações pela página do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

XXVIII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME) e I Simpósio de Uso Sustentável de Rejeitos