Encontro virtual da UFMG aborda língua de sinais emergente do interior do Piauí

O Colegiado de Graduação em Letras-Libras da UFMG promove, no dia 25 de junho, às 19h, o terceiro encontro do Ciclo de palestras on-line Letras-Libras, evento transmitido pelo canal do YouTube Letras Libras UFMG, e realizado totalmente em Língua de Sinais. O convidado da vez é o Professor Anderson Almeida (Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar) com a conferência Observações sobre a estrutura linguística da CENA: a língua de sinais emergente do povoado Várzea Queimada (PI).

Neste encontro será feita uma descrição preliminar da estrutura linguística da Cena, uma língua de sinais emergente do interior do Piauí. A Cena é uma das línguas minoritárias do Brasil compartilhada por surdos e ouvintes da localidade Várzea Queimada. A apresentação destina-se a todos aqueles interessados na temática de línguas de sinais emergentes e na questão da evolução e tipologia das línguas.

Para emissão de certificados, estão disponíveis 250 vagas. É necessário preencher formulário on-line para garantir o certificado através da inscrição.

O Ciclo de Palestras já realizou dois encontros, nos dias 28 de maio - com a Professora Michelle Murta (UFMG), que abordou o tema Metáforas: os desafios de sua compreensão por surdos sinalizantes - e 9 de junho - com o Professor Charley Soares (UFV), que colocou em debate  Os mecanismos de coesão gramatical e lexical em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Você pode conferir ambos na íntegra no canal do YouTube Letras Libras UFMG.

Outras informações: colgradlibras@letras.ufmg.br.

Serviço:

Ciclo de Palestras On-Line Letras-Libras - 3º Encontro - Observações sobre a estrutura linguística da CENA: a língua de sinais emergente do povoado Várzea Queimada (PI)

Prof. Anderson Almeida (UFDPar)

Dia: 25 de junho (quinta)

Horário: 19h

Local: YouTube Letras Libras UFMG