Encontros on-line do Teatro Universitário UFMG propõem escuta compartilhada de artistas latino-americanos

Durante seis noites de setembro, dias 8, 10, 14, 21, 24 e 28, o Teatro Universitário da UFMG promoverá encontros on-line dedicados a escutar os artistas que caminham e constroem a terra latino-americana. O grupo propõe se teleconectar para efetivar e exercitar a escuta, a comparticipação, conhecer e reconhecer nossas, outras e distintas vivências. Os eventos A_GIRA – WEBKintal acontecem das 19h às 21h30, e serão realizados pela plataforma Zoom. O link para acesso estará disponível no perfil Instagram do Teatro Universitário, no dia do evento.

A ação inaugura as práticas da GIRA - Grupo de Investigação e Reflexão em Arte, ligada ao Projeto de Extensão do Teatro Universitário, Produção e Memória. A GIRA é composta por artistas-pesquisadores egressos do curso técnico em teatro, e possui orientação pedagógica e artística de Fabrício Trindade e Tereza Bruzzi. “Por meio da investigação e criação em Arte, nosso desejo é reconhecer trajetórias artísticas de sujeites diversas, dissidentes e latinas, para que, a partir e com elas, possamos estabelecer nossas próprias”, afirma Trindade.

“O movimento-impulso dessa caminhada não é cronologicamente progressivo, mas espiralado, anacrônico e percorre nossas corpas para, como as árvores, fortalecermos nossas raízes permitindo que os galhos, folhas, frutos e flores se espalhem ao vento. Inspirades por Torres García ecoamos, NOSSO NORTE É O SUL!”.

Programação:

#webkintal_UM | Plataformas coletivas – pesquisar, produzir e compartilhar Arte

Data: 8 de setembro - terça-feira

Convidados: Bremmer Guimarães e Igor Leal, da Plataforma Beijo (MG); Fredda Amorim, do QUEERLOMBOS (MG); Gabi Gonçalves e Rodrigo Fidélis, do Corpo Rastreado (SP)

#webkintal_DOIS | Arte na cidade – invenções e intervenções em contexto urbano

Data: 10 de setembro - quinta-feira

Convidados: Ananda Santana (BA); Ani Ganzala (BA); J.Lo Borges (RJ); Viva JK (MG)

#webkintal_TRÊS | Linguagem audiovisual – narrativas diversas na tela

Data: 14 de setembro - segunda-feira

Convidados: Belise Mofeoli (SP); Graciela Guarani (PE); Rejane Faria (MG)

#webkintal_QUATRO | Imagens, palavras e corpas – proposições de distintos universos

Data: 21 de setembro - segunda-feira