Enfermagem da UFMG encerra comemorações de 85 anos com palestra sobre universidade, conhecimento e patrimônio

Para encerrar as comemorações do aniversário de 85 anos da Escola de Enfermagem da UFMG, no dia 23 de agosto, às 14h, a reitora Sandra Goulart Almeida proferirá a palestra Universidade, conhecimento e patrimônio. Aberto ao público, o evento ocorrerá no Auditório Maria Sinno, no campus Saúde da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia).

A palestra abordará o papel das universidades públicas na construção do país, além da participação da UFMG na construção no Estado e no desenvolvimento regional. Após a apresentação, será lançado um vídeo institucional e inaugurada a placa que marca os 85 anos da Escola de Enfermagem.

Congressos, mesas-redondas, seminários, palestras, eventos culturais e sociais e outras comemorações, como a dos 20 anos do Internato Rural em Enfermagem e a de 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, entre outras, também integraram programação dos 85 anos da Escola, que teve início em julho de 2018.

A Escola
A Escola de Enfermagem da UFMG foi criada em 7 de julho de 1933 e constituiu-se como uma Unidade Acadêmica a partir de 28 de fevereiro de 1968, quando foi desvinculada da Faculdade de Medicina.

Em seus 86 anos de existência, a Escola incorporou ações que asseguraram uma sólida formação de profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, mecanismos que favoreceram uma constante adaptação às mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Articulada com a rede de serviços de saúde nas esferas municipal e estadual para a formação de profissionais, por meio de convênios, assessorias e ações diversas, visa ao cumprimento dos objetivos de geração e aplicação do conhecimento, de forma indissociada, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os cursos de graduação em enfermagem, nutrição e gestão de serviços de saúde e de pós-graduação em enfermagem (mestrado, doutorado e especializações) contam com docentes de diferentes áreas, em parceria com instituições de saúde. As parcerias nacionais e internacionais envolvem articulação e desenvolvimento de projetos de grande porte, financiados por agências de fomento e órgãos governamentais.

​Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG