Engenharia da UFMG realiza seminário sobre Os Desafios do Transporte Escolar Rural

No dia 6 de outubro, das 8h30 às 16h, o Sistema Transcolar Rural, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia da UFMG, para o planejamento, gestão e controle do sistema de transporte escolar rural no país, será apresentado a prefeitos e secretários de educação de Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas on-line.

O seminário Os desafios do Transporte Escolar Rural ocorre no Salão Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD 1), Campus Pampulha. Informações no Departamento de Engenharia de Transportes da e Geotecnia da UFMG pelos telefones (31) 3409 1745 ou 3409 1790.

Trata-se de um sistema desenvolvido na área da engenharia de transportes envolvendo alunos de graduação, mestrado e doutorado com participação de professores de diversos cursos da Escola de Engenharia da UFMG, visando melhorar o desempenho e a redução do custo operacional do transporte escolar rural no Brasil.

A pedido do projeto, as prefeituras e as escolas públicas dos municípios de Minas Gerais estão inserindo dados dos alunos, como endereço e distância habitual que caminham para chegar a uma parada de ônibus, número de carros disponíveis para este serviço e seu estado de conservação. A equipes do projeto têm feito levantamento das rotas utilizadas pelo transporte escolar rural, a fim de detectar a existência de quebra-molas, mata-burros e aferir a qualidade da pavimentação. Por meio da combinação dessas informações, o sistema será capaz de gerar uma rota que contemple o maior número de alunos de uma região de forma mais rápida e utilizando as vias em melhores condições.

Para o Seminário estão sendo convidados os prefeitos e os secretários de educação de mais de 800 municípios mineiros e contaremos com as presenças do FNDE, Deputado Federal Caio Nárcio (Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados), TCE/MG, AMM (Associação dos Municípios de MG), Secretários de Educação dos Estados de MG e ES, além das autoridades da UFMG relacionadas ao assunto.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço