Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso na UFMG

Interessados em participar como ouvintes do 1º Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar, têm até o dia 8 de setembro para se inscreverem na página da Fundep. Há 250 vagas para este tipo de participação. Pessoas com necessidades especiais devem informar, previamente, qual tipo de apoio necessitam. Informações sobre valores também estão disponíveis no site da Fundep.

O congresso será realizado de 13 a 15 de setembro, na Faculdade de Educação (FaE), no campus Pampulha e vai aprofundar reflexões sobre processos educacionais e práticas pedagógicas que contribuem para tornar a escola acessível a crianças e jovens com deficiências e necessidades especiais. A programação está disponível no site do Geine. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6368 e pelo e-mailgeine.ufmg@gmail.com.

Um dos temas do encontro é a inclusão de alunos com deficiências, como o autismo, e as altas habilidades, ou superdotação, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio do diálogo e de articulação com projetos de professores, técnicos e estudantes, nos diversos campos de conhecimento.

O congresso é promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (Geine). A professora Regina Célia Campos, coordenadora do grupo, enfatiza a importância de eventos dessa natureza para a divulgação e o debate de pesquisas que promovam acessibilidade e inclusão escolar: “Minas Gerais ainda é um estado carente nesse tipo de discussão”, afirma.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço