Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica são temas de congresso promovido por HC-UFMG e Santa Casa de BH
O Centro de Investigação de Esclerose Múltipla (CIEM), serviço vinculado ao Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá realizar nos dias 25 e 26 de abril, o 3º Congresso Mineiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica. Também faz parte da organização do evento o Centro de Atenção ao Paciente Portador de Esclerose Múltipla (CAPPEM), vinculado à Santa Casa BH.
Dividido em dois dias, as atividades compreenderão espaços para conferências, discussão de casos e apresentação de trabalhos. Entre os temas estão a neurorradiologia das doenças desmielinizantes e política de saúde em doenças desmielinizantes. Já as discussões de casos abordam situações diversas envolvendo as peculiaridades de pacientes acometidos por essas doenças.
Sobre o evento, Marco Aurélio Lana Peixoto, neuro-oftalmologista do HC-UFMG e membro da comissão organizadora, destaca como este congresso já está consolidado no calendário científico nacional. “É uma clara expressão do compromisso do CIEM com o ensino através da participação de acadêmicos, médicos residentes e profissionais na discussão de casos reais de nossos pacientes”, afirma.
Além disso, o especialista pontua algumas das novidades desta edição. “A mais importante de todas, neste ano, é a apresentação de tema na área de Educação Médica. Teremos a honra de contar com a presença da professora Alamanda Kfoury Pereira, diretora da Faculdade de Medicina, que proferirá a palestra, “Como Estamos na Formação Moral do Médico”. Outra inovação é a discussão de pesquisas em andamento no CIEM. Este ano vamos discutir o estudo que estamos conduzindo, denominado “Estudo da Espiritualidade nos Pacientes com Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica”, detalhou o especialista.
Além dos profissionais da área médica, a atividade está voltada também para os demais profissionais da saúde, como psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. A inscrição para o evento, assim como as orientações para submissão de trabalhos científicos podem ser acessadas aqui.
Sobre esclerose múltipla e neuromielite óptica
A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica que afeta o cérebro e a medula espinhal. Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), cerca de 40 mil pessoas convivem com esta doença no Brasil. No geral, a EM afeta principalmente mulheres jovens e brancas, com idade entre 18 e 30 anos. O tratamento inclui o uso de medicamentos para reduzir a inflamação das fibras nervosas e a ocorrência de surtos.
Já a neuromielite óptica (NMO) é uma doença autoimune que ataca o sistema nervoso central, sobretudo os nervos ópticos e a medula espinhal. Dentre os sintomas estão a perda de visão, fraqueza muscular, paralisia e incontinência urinária. Na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde é possível acessar alguns trabalhos que apontam um quantitativo de 7 mil pessoas acometidas por NMO no país.
Serviço:
3º Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica
Data: 25 e 26 de abril
Local: Hotel Mercure Lourdes, Av. do Contorno, 7315 – Lourdes