Escola de Belas Artes da UFMG recebe doações para criação de acervo de equipamentos fotográficos

Projeto propõe resgate e exposição de equipamentos que serão acessíveis ao público interno e externo à Universidade

Aquela câmera antiga esquecida no fundo do armário pode ajudar a contar a história da fotografia. Essa é a proposta do AcervoF, projeto da Escola de Belas Artes da UFMG. Por meio do recolhimento, catalogação, guarda e exposição de equipamentos fotográficos, provenientes de doações institucionais ou de acervos particulares, o projeto amplia as possibilidades de resgatar e fortalecer a história técnica da fotografia.

As doações serão registradas através de Termo de Doação que fará parte da documentação do projeto. Os equipamentos não precisam se encontrar em perfeito funcionamento, nem mesmo em embalagens originais. Interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato pelo e-mail acervof.ufmg@gmail.com ou pelo site www.eba.ufmg.br/acervof.

“Nosso objetivo é reunir e expor equipamentos de fotografia de diferentes épocas, contribuindo para a democratização do conhecimento histórico ligado às tecnologias dos diversos equipamentos produtores de imagens”, explicam os professores Alexandre Leão e Paulo Baptista, coordenadores do projeto.

Criado em 2010, o AcervoF se apresenta como um recurso cultural e científico que envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a participação de pesquisadores e profissionais das áreas de Fotografia, Conservação-Restauração, História, Museologia e afins. Atualmente o projeto conta com a participação voluntária de duas alunas do Curso de Conservação-Restauração, Cláudia Lima e Thalita Braga.

Além da seleção, identificação e pesquisa histórica das câmeras e acessórios, o projeto prevê intervenções de conservação e guarda do acervo, com produção de documentação e catalogação das peças.

Outras informações: (31) 98507-6731 (Cláudia Lima).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG