Escola de Belas Artes UFMG desenvolve exposições virtuais para obras de seus alunos

Propostas criam espaços alternativos para que formandos e estudantes em final dos cursos possam partilhar criações em tempos de pandemia

A adoção do distanciamento social em resposta à pandemia da covid-19, que inviabilizou a exposição física de trabalhos dos alunos da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, provocou a criação de espaços de exposição virtuais. Os formandos do curso de Artes Visuais e desenvolveram uma plataforma on-line para divulgar a produção de estudantes e professores. Já os alunos dos dois últimos períodos da habilitação em Artes Gráficas organizaram uma exposição coletiva virtual que poderá ser visitada permanentemente.

Labirinto Galeria Virtual

Os trabalhos de estreia da Labirinto Galeria Virtual, criação do curso de Artes Visuais UFMG, expõem grande variedade de técnicas e temáticas e carregam a tradição da interdisciplinaridade com as demais áreas, como a fotografia, o cinema de animação e a performance. De acordo com a professora Isabela Prado, uma das coordenadoras do projeto, a galeria ajuda não apenas por seu caráter expositivo, mas também com a introdução de técnicas de mercado do campo das artes para os estudantes, principalmente as bolsistas envolvidas. “O projeto oferece uma oportunidade de contato com o universo profissional associado aos modos de inserção, disposição e divulgação das artes visuais”, afirma Isabela.

A criação da galeria foi viabilizada pelo edital de incentivo a ações de estudo remoto da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e beneficia não somente os estudantes que têm suas obras expostas, mas também os que trabalham na montagem das mostras. Além de Isabela Prado e Rodrigo Borges, que dividem a coordenação da iniciativa, fazem parte do projeto os docentes Liliza Mendes e Roberto Bethônico. O projeto conta ainda com três bolsistas do curso de Artes Visuais, que trabalharam na construção do site e na curadoria das obras.

Conheça a galeria em vídeo produzido pela TV UFMG (equipe: Viória Fonseca – produção; Otávio Zonatto - edição de imagens; Renata Valentim - edição de conteúdo). Assista:

Sobre Um Tempo – Lugar

Os alunos da habilitação em Artes Gráficas da UFMG abriram a exposição coletiva virtual Sobre Um Tempo – Lugar para apresentar trabalhos que transitam por diversos meios, como arte digital, desenho, colagem, vídeo arte, arte urbana e instalação. O projeto é coordenado pelos professores Marcelo Drummond e Brígida Campbell.

“Durante a pandemia, experimentamos a mudança no conceito do nosso lugar e da passagem de tempo. A exposição nasceu da busca de uma nova definição dos termos tempo e lugar. Buscar onde estamos quando fatiamos as camadas de tempo. A partir de quando é passado? Nós estamos no presente agora? Como podemos definir passado, presente e futuro? Cada um deu uma resposta sobre essas questões de hoje através das suas obras”, explanam os criadores da mostra virtual.

Outras informações: j.art.sensitivity@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG