Escola de Enfermagem da UFMG debate nova versão do ‘Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos’

Com o objetivo de discutir a nova versão do Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos: divulgação e incentivo à participação em consulta pública, será realizada uma mesa-redonda no dia 10 de agosto, às 14h, no Anfiteatro Laís Netto da Escola de Enfermagem da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia). O evento, que faz parte das comemorações do Dia do Nutricionista (celebrado em 31 de agosto), é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Vagas limitadas.

A coordenadora do evento, professora Luana Caroline do Santos, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, vai abordar os desafios atuais da alimentação nos primeiros dois anos de vida. A nutricionista Cláudia Guimarães Pinto Dias, coautora da Lei 18.372/2009 que rege a alimentação escolar em Minas Gerais, vai falar sobre o Movimento BH pela infância. Além disso, a nutricionista Nathália Ribeiro Mota Beltrão, da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais apresentará a nova edição do Guia alimentar brasileiro para menores de dois anos

Os participantes serão incentivados a contribuírem para a consulta pública por meio de perguntas e discussões com a moderação da nutricionista Cleia Costa Barbosa, da ONG International Baby Food Action Network e do Comitê de Aleitamento Materno Estadual (CAM).

Guia alimentar

Guia alimentar abrange diretrizes gerais sobre a alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida e espera subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores, além de ser um instrumento de orientação para políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras.

A versão preliminar do novo guia está disponível aqui. Contribuições podem ser encaminhadas em formulário simples até o dia 25 de agosto.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço