Escola de Enfermagem da UFMG promove campanha de Natal para arrecadar brinquedos para pediatria hospitalar

O projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG Cuidado seguro na pediatria - Brincar Terapêutico, coordenado pela professora Bruna Figueiredo Manzo, Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública, está promovendo uma campanha para arrecadar brinquedos (novos ou usados - em bom estado de conservação) e artigos diversos de papelaria para as crianças que estão internadas no setor pediátrico do Hospital Municipal Odilon Behrens. As doações, que serão distribuídas pelo Papai Noel como presentes de Natal, podem ser entregues até o dia 22 de dezembro, na caixa localizada no hall de entrada da Unidade (Avenida Professor Alfredo Balena, 190, campus Saúde).

Podem ser doados: bonecos, quebra-cabeças, livros infantis, lego e blocos de construção, carrinhos e brinquedos veiculares, jogos simples educacionais, jogo de cartas, de tabuleiro, instrumentos musicais de brinquedo, lápis de cor, tinta guache (kits de potinhos pequenos), cola quente, tesoura, cola branca, livros para colorir, giz de cera, folhas A4 (brancas ou coloridas), massinha e materiais para higiene dos brinquedos (bucha, detergente, álcool).

A professora Bruna Manzo explica que a ação, realizada em parceria com o Odilon Behrens, busca viabilizar a realização de atividades lúdicas de arte, jogos e brincadeiras com crianças, adolescentes internados e seus acompanhantes. O objetivo é proporcionar o cuidado pautado na humanização, integralidade e segurança do paciente com diversão e minimização dos efeitos negativos da hospitalização e procedimentos dolorosos.

"Atividades lúdicas como brincadeiras, desenhos, pinturas, leituras infantis e teatro favorecem o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo da criança, minimizam o estresse, a ansiedade e o desconforto gerados pela internação. Além disso, contribuem para a socialização e melhoram a interação entre as crianças, suas famílias e os profissionais da equipe de saúde", enfatiza a professora.

Bruna destaca, ainda, que na semana do natal as crianças receberão as doações e farão várias atividades relativas ao tema natalino. “Contamos com a ajuda de todos para fazer um Natal mais divertido e alegre para as crianças internadas”.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG