Escola de Enfermagem da UFMG promove Feira da Saúde no Parque Municipal de Belo Horizonte

Para encerrar as comemorações dos 90 anos da Escola de Enfermagem da UFMG, será realizado no próximo sábado, 6 de julho, das 9h às 13h, uma Feira da Saúde no Parque Municipal de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1377, Centro).

O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a presença de professores e estudantes da UFMG para esclarecer e orientar a população sobre promoção e cuidados com a saúde: prevenção e controle da hipertensão arterial, diabetes; obesidade; saúde da mulher; saúde do homem; interação medicamentosa; orientações sobre o uso de álcool e redução de danos; saúde bucal; prevenção e identificação da doença de Chagas; roda de conversa sobre gestação; importância da vacinação; promoção do envelhecimento saudável; informações sobre alimentação adequada e saudável; leitura como instrumento de saúde; cuidados em dor crônica; orientações sobre o uso da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e informações sobre as células, DNA, RNA e proteína.

A vice-diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Simone Cardoso Lisboa Pereira, que faz parte da organização do evento, destaca a importância da Feira da Saúde, que marca de forma significativa uma atividade de extensão (atendimento à comunidade) articulada com o ensino e a pesquisa de forma indissociável, princípio constitucional da universidade pública. “Trata-se de oportunizar aos nossos estudantes, com orientação e supervisão dos professores, práticas e vivências integradas das diferentes áreas da saúde. Atividade que proporciona a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes e a capacidade para aplicá-los e mobilizá-los em situações reais de atuação do profissional. Participação de grande relevância numa formação para atender às demandas da sociedade e fortalecer o SUS.”

Ações de extensão e pesquisa

- Tenda da Saúde

- Leitura é Saúde

- Conversa-ação com mulheres e seus acompanhantes