Escola de Enfermagem da UFMG promove oficina de saúde no Dia Internacional das Prostitutas

No dia 2 de junho de 1975, 150 prostitutas ocuparam uma igreja em Lyon, na França, para denunciar violências e perseguições que sofriam por parte das autoridades locais. Para relembrar a data e debater a vulnerabilidade de direitos de cerca de 3 mil mulheres que exercem a prostituição na capital mineira, a Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte realiza, na próxima quinta-feira, 2 de junho, uma diversificada programação, das 14h30 às 16h30, na sede da Pastoral, localizada na Galeria do Comércio (Av. Santos Dumont, 664 – sala 325 - Centro).

A programação inclui aferição da pressão arterial, orientações de saúde, lançamento de cartilha de segurança, apresentação cultural e a Oficina de saúde, com apresentação de manequins que reproduzem o corpo humano, aspectos ginecológico e do parto.

Coordenada pela professora Eliana Aparecida Villa e bolsistas da Escola de Enfermagem, a oficina, que integra o projeto de extensão  Práticas educativas na atenção à saúde,  promoverá debates sobre condições de segurança, higiene e saúde que permeiam o exercício dessa atividade.

Um levantamento feito pela Pastoral da Mulher de Belo Horizonte aponta que, apenas na região central da cidade, são cerca de 3 mil prostitutas trabalhando em 24 hotéis. Há também as mulheres que trabalham nas ruas e que estão ainda mais vulneráveis a assaltos, agressões e preconceitos.Segundo avaliação da Pastoral, “ essas mulheres precisam lidar com a discriminação, assédio e insegurança. Os estereótipos e desqualificações têm sido continuamente reforçados pelo imaginário social, pelo machismo, pelos meios de comunicação de massa gerando consequências como a vulnerabilidade de direitos, entre outros”. A Pastoral da Mulher tem como propósito a sensibilização da sociedade para esta problemática.

Programação:

14h30 - Apresentação do Grupo Filhas da Luta e lançamento da cartilha de segurança nos hotéis

15h- Vídeos do Projeto  Diálogos pela Liberdade – Pastoral da Mulher

15h30- Grupo de Teatro Mobs – Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (Smaas)

16h-  Dicas de saúde – Escola de Enfermagem da UFMG

16h15- Mostra de dança – Aluna Escola de Enfermagem da UFMG da UFMG

Jornalismo

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem

www.enf.ufmg.br

Serviço

2 de junho de 2016

14h30 às 16h30