Escola de Enfermagem da UFMG promove seminário de Inclusão social e Acessibilidade

O II Seminário de Inclusão Social e Acessibilidade da UFMG, acontece no dia 12 de junho, das 9h às 17h, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Centro de Extensão (Cenex) da Escola, pelo e-mail cenex@enf.ufmg.br/9831, até 11 de junho. Serão emitidos certificados de participação. Confira a programação completa.

O evento é produto do projeto Ação Multiplicadora: Uma proposta de inclusão social e acessibilidade na Escola de Enfermagem da UFMG, idealizado por servidores técnico-administrativos da Unidade, com apoio da Diretoria e aprovado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Nai-UFMG).

De acordo com as servidoras da Secretaria Geral, Fernanda Costa e Letícia Jafar, o objetivo do seminário é proporcionar a reflexão sobre os desafios para a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, além de apontar possíveis percursos para esse processo no âmbito social e acadêmico. “Nesta edição do evento, será abordado, ainda, a questão da Saúde Mental na perspectiva da inclusão, considerando que a inclusão social abarca esses desafios da atualidade”.

A segunda edição do evento, que tem como tema Conecte-‘si’, discutirá A Saúde Mental no contexto da Inclusão, Acessibilidade, um direito de ser e Plataformas acessíveis: o uso da web como instrumento de apoio à pesquisa para alunos com deficiência, entre outros; contando com a presença de palestrantes diversos. Para Fernanda, o seminário será uma “oportunidade de discussão e reflexão acerca de temáticas tão presentes em nosso cotidiano”.

Ainda segundo as servidoras, a escolha do tema desta edição foi realizada na tentativa de contemplar duas importantes temáticas no âmbito da inclusão social: o uso das tecnologias como ferramentas de integração e inclusão social das pessoas com deficiência e a Saúde Mental. Conecte-'si', de acordo com as servidoras, refere-se à interlocução com as mídias e ferramentas digitais e, por outro lado, ao equilíbrio na perspectiva emocional do ser.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG