Escola de Enfermagem da UFMG promove seminário sobre infecção pelo vírus Zika e suas consequências

No dia 25 de agosto, às 14 horas, será realizado, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, o seminário Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ): resposta brasileira e mineira à Emergência de Saúde Pública em 2015 e 2016, situação atual e perspectivas ministrado pelo pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz-BA), Wanderson Kleber de Oliveira e pelo Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Fabiano do Carmo Said. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Centro de Extensão (Cenex) da Escola, presencialmente, na sala 122 (Av. Alfredo Balena, 190, campus Saúde), pelo e-mail: cenex@enf.ufmg.br ou pelo telefone 3409-9831.

O evento, coordenado pela professora da EEUFMG Deborah Carvalho Malta, tem como objetivo caracterizar os aspectos epidemiológicos da infecção pelo vírus Zika e suas consequências no âmbito da situação de emergência e da rotina no âmbito do Sistema Único de Saúde.

A professora afirmou que atualmente, segundo o último boletim integrado do Ministério da Saúde, há registro de 14.144 casos notificados, dos quais 20,1% (2.844) foram confirmados e destes 62% estão na puericultura, 45% recebem estimulação precoce e 64% atendimento especializado. “Debater o tema da infecção pelo vírus Zika e suas consequências no âmbito da formação dos alunos da Escola de Enfermagem, abrindo para a participação da comunidade da UFMG, permitirá a reflexão sobre a contribuição que a universidade pode e deverá dar ao esforço conjunto de enfrentamento dessa doença emergente, bem como discutir a necessidade de revisão de conceitos e abordagens do pré-natal, do planejamento familiar, da reprodução assistida, do parto, do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil de modo interdisciplinar e que envolva a criança, a família e a comunidade”, enfatizou Deborah Malta.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço