Escola de Inverno da UFMG sobre direitos humanos começa na quarta-feira

Curso de extensão terá encontros semanais e virtuais até 1° setembro; interessados ainda podem se inscrever

A Escola de Inverno – Educação em Direitos Humanos será inaugurada oficialmente na quarta-feira, 30 de junho. A abertura, com transmissão, ao vivo, às 17h, pelo canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG no YouTube, terá a aula Educação para os direitos humanos na América Latina, que será ministrada pelos professores Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política da UFMG, e Rodolfo Brardinelli, da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina).

A mediação será da professora e pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, que atualmente coordena a Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). A abertura terá ainda a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e do diretor Adjunto da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da UFMG, Dawisson Lopes.

A Escola de Inverno será realizada até 1° de setembro pela UFMG e a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Estão previstas dez aulas, ao vivo, às quartas-feiras, das 17h às 19h, pelo canal da Proex.

As inscrições podem ser feitas até quarta, dia 30, por meio de preenchimento do formulário eletrônico, disponível em português e espanhol. A formação é aberta a todos os interessados, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades e gestores de políticas públicas.

Até o momento, foram recebidas cerca de 1500 inscrições. A fim de facilitar a comunicação com os participantes, a organização criou e disponibilizou grupos de Whatsapp em português e espanhol por meio dos quais serão compartilhados materiais utilizados nas aulas e informações de interesse.

Os certificados (30 horas-aula), emitidos pela UFMG, serão disponibilizados aos participantes inscritos que cumprirem 75% das atividades.

Abordagem ampliada

Em sua segunda edição, a Escola de Inverno tem o objetivo de promover reflexões aprofundadas sobre os princípios, valores e aspectos que marcam os direitos humanos no Brasil, na América Latina e no mundo. A imersão discutirá os aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.

Cada encontro contará com um mediador (representante da cátedra), dois docentes e um servidor técnico-administrativo. Em suas exposições, os docentes vão articular teoria e prática de temas como direitos humanos e população LGBTQI+, imigração, refúgio e educação para a igualdade racial e de gênero.

As aulas serão ministradas por docentes de 12 universidades vinculadas à Cátedra de Direitos Humanos da AUGM. As universidades do Chile, Mayor de San Andrés (Bolívia) e Nacional do Litoral (Argentina) são algumas das instituições participantes do projeto. No Brasil, além da UFMG, o evento reúne professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unicamp.

primeira edição foi realizada em fevereiro de 2020, de forma presencial, no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, no campus Pampulha.

Outras informações estão disponíveis no site da Proex.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Escola de Inverno – Educação em Direitos Humanos

30 de junho à 1º de setembro (quartas-feiras)