Escola de Música da UFMG oferta cursos para a comunidade

Serão oferecidas aulas semanais de Percepção Musical e Apreciação, Encontro com a Música na Maturidade, Instrumentos e Canto e Introdução à Escri

A UFMG está com inscrições abertas para quatro cursos a serem realizados na Escola de Música no primeiro semestre de 2019. Os cursos de extensão Percepção Musical e Apreciação (iniciação e atualização), Encontro com a Música na Maturidade e Instrumentos e Canto acontecem de março a julho. Já o curso de Introdução à Escrita Criativa, também, ofertado pelo Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Música, será realizado de abril a maio. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Fundep ou presencialmente no posto de atendimento, na Praça de Serviços, loja 07, no campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Outras informações na Fundep pelo telefone (31) 3409-4220, ou no Cenex da Escola de Música da UFMG, pelo telefone (31) 3409-4715.

Percepção Musical e Apreciação
O curso, disponível nas modalidades iniciação e atualização, visa desenvolver as capacidades musicais de apreciação, criação e performance, por meio do estudo da teoria musical e das práticas de leitura e notação, da literatura vocal, da música em conjunto, do treinamento auditivo e da análise auditiva.

As inscrições podem ser feitas on-line ou presencialmente e estão abertas até 7 de março. Os candidatos passarão por testes para determinar seu nível e avaliar seu interesse e capacidade. A seleção acontece no dia 9 de março, sábado, às 10h, na Escola de Música, sendo realizado um teste de aptidão para candidatos ao Nível 1 - Iniciação / Módulo I, e testes de ditado, solfejo, leitura rítmica e teoria musical, de acordo com os conteúdos programáticos do Nível 1, para candidatos ao Nível 2 - Atualização / Módulo I.

Conteúdos variáveis da apreciação musical serão ministrados pelos professores do curso e por palestrantes convidados. O curso está estruturado em dois níveis, cada um deles com dois módulos semestrais: Nível 1 – Iniciação, Módulos I e II; Nível 2 – Atualização, Módulos I e II. A idade mínima para participar é de 15 anos e a carga horária total é de 45 horas por módulo semestral.

O período letivo será de 18 de março a 2 de julho, com uma aula semanal de três horas. O Nível 1 terá duas turmas com aulas às segundas-feiras, das 18h30 às 21h30. Uma turma será formada, no mesmo horário, na terça-feira para o Nível 2.

O aluno que obtiver aproveitamento satisfatório nos dois módulos poderá solicitar o Certificado de Conclusão do Curso e, a cada semestre, uma declaração de participação.

Encontro com a Música na Maturidade
O curso oferece princípios básicos para apreciação e conhecimento musicais. O desenvolvimento da percepção musical será propiciado por meio de atividades como o treinamento auditivo, a leitura e a escrita, o estudo da teoria elementar da música, a audição de obras musicais e a prática da música vocal em conjunto.

As matrículas podem ser feitas on-line ou presencialmente até 12 de março. O público alvo prioritário é formado por maiores de 40 anos, mas, a depender da existência de vagas, serão aceitos alunos com idade mínima de 25 anos.

Conteúdos variáveis da apreciação musical serão ministrados pelo professor do curso e por palestrantes convidados. O curso está estruturado em dois módulos semestrais, com entrada para os iniciantes (Módulo I) no 1º semestre letivo de cada ano. Os novatos que queiram ingressar no Módulo II deverão passar por entrevista para avaliar o domínio do conteúdo do Módulo I.

O período letivo acontece de 13 de março a 03 de julho, com uma aula semanal de duas horas, totalizando 30 horas por módulo semestral. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 16h15 às 18h15.

Instrumentos e Canto
O curso tem como objetivo a formação e a atualização de instrumentistas e cantores. Seu conteúdo programático é variável e dependerá da aptidão, da disponibilidade e objetivos de cada aluno sendo, portanto, individualizado. O público-alvo é composto por adolescentes com idade mínima de 14 anos e adultos que queiram atualizar-se como instrumentistas ou cantores.

Os interessados devem realizar, até o dia 6 de março, inscrição para uma entrevista de seleção, que ocorrerá no dia 11 de março, às 14h. Caso aprovados, a matrícula de novatos vai de 13 a 19 de março. Já os veteranos podem realizar sua matrícula até o dia 6 de março.

O objetivo é desenvolver a habilidade para a performance de cada instrumento ou canto. O curso é oferecido nas modalidades: Canto Lírico, Canto Popular, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Piano Erudito, Piano Popular, Saxofone, Violão, Violino e Violoncelo.

O curso é realizado de 20 de março a 5 de julho, com uma aula semanal de uma hora, totalizando 15 horas por módulo semestral. O horário das aulas será combinado individualmente, de acordo com a disponibilidade de cada professor, com opções de escolha entre manhã, tarde ou noite.

Introdução à Escrita Criativa
Estruturado em módulo único, o curso tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de escrita dos alunos participantes. Por meio do estudo de textos da literatura brasileira, os alunos serão estimulados a escrever suas próprias produções, alinhadas em três gêneros principais: conto, crônica e poesia. A idade mínima para participar é de 15 anos.

As matrículas podem ser realizadas on-line ou presencialmente até 4 de abril. As turmas serão formadas por até 12 alunos. O período letivo decorrerá de 08 de abril a 20 de maio, com uma aula semanal de três horas, totalizando 21 horas por módulo semestral. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 16h às 19h.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação Institucional da Escola de Música da UFMG

www.musica.ufmg.br

Escola de Música da UFMG oferta cursos para a comunidade