Escola de Música da UFMG promove I Simpósio Internacional de Violão

Estão abertas, até o dia 24 de outubro, as inscrições para o 1º SIM! Simpósio Internacional de Violão, promovido pela Escola de Música da UFMG, pelo Departamento de Artes da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros e pela UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei. Para realizar a inscrição, o interessado deverá preencher o formulário on-line e, após o pagamento, enviar o comprovante para o e-mailcontato@simposiodeviolao.com.br.

A programação completa do simpósio e mais informações estão disponíveis no site do evento.

Voltado para estudantes, pesquisadores, docentes e artistas ligados ao violão e aberto para a comunidade em geral – apresentações artísticas –, o encontro tem por objetivo “proporcionar o diálogo na América Latina quanto à produção científica e artística relacionada ao violão”. Desta forma, irá discutir o violão latino-americano e sua inserção acadêmica em alguns países; debater o estado da arte do violão em diversos aspectos de sua prática (performance, pedagogia, composição etc.); mobilizar a comunidade violonística em torno de eventos que proporcione coesão e sirvam para nortear as pesquisas na área; e integrar as universidades mineiras com atuação neste campo.

Conforme consta da apresentação do simpósio, “uma vez que esse instrumento [violão] é muito presente nas práticas musicais latino-americanas em geral, pode-se presumir que as discussões do evento irão ter repercussão em outras subáreas da Música, tais como Composição, Musicologia, Etnomusicologia, Educação Musical além, é claro, da Performance Musical, que é o núcleo do Simpósio”.

O encontro prevê conferências, mesas-redondas que abordarão temas como: a inserção acadêmica do violão nos países da região; a produção científica e o conjunto de pesquisas que se baseiam ou se debruçam sobre práticas violonísticas; as experiências pedagógicas em torno do violão; a pesquisa artística e as práticas de performance ligadas ao instrumento; e a composição para violão. Estão confirmadas as participações de Dieter Hennings, professor na University of Kentucky; Ernesto Méndez, professor na Universidad Autónoma de Entre Ríos e na Universidad Nacional del Litoral; Marcelo Coronel, professor na Escuela de Arte 501; e Fernando Araújo, da UFMG.

Além disso, estão programadas sessões de comunicação de pesquisa, com o objetivo de reunir o que tem sido feito, relativamente ao violão, nos Programas de Pós-graduação, sobretudo brasileiros. O Simpósio também abrigará um Colóquio sobre música eletroacústica para violão. Por fim, e muito importante, o Simpósio compreende uma parte eminentemente artística, aberta ao público, com apresentações de músicos renomados do cenário brasileiro e latinoamericano em geral, além de oficinas didáticas (masterclasses e minicurso) para alunos de violão.

O simpósio tem apoio do Conservatório da UFMG e da Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação Institucional da Escola de Música da UFMG

www.musica.ufmg.br

Escola de Música da UFMG promove I Simpósio Internacional de Violão